MAIS QUE UM CLUBE: A IDENTIDADE DO FUTBOL CLUB BARCELONA

  • Jose Eduardo Ribeiro
Palavras-chave: FC Barcelona, Identidade, Catalunha, Prisma, Futebol

Resumo

O Futbol Club Barcelona pode não ter nascido com o intuito de se tornar uma das mais importantes instituições catalãs, mas foi isso o que aconteceu. Entre ditaduras, opressão e nacionalismo, Barça e Catalunha se tornaram, a cada momento,símbolos de identidade nacional e resistência. Essa identidade nacionalista é ainda um diferencial perante vários outros clubes esportivos. Isso resultou no lema, hoje slogan, que está gravado até mesmo nas arquibancadas do estádio Camp Nou: més que un club, ou mais que um clube. Esse trabalho teve como objetivo aplicar a identidade criada pelo clube e sua imagem na cabeça das pessoas ao prisma de identidade proposto por Kapferer e, dessa forma, conseguir construir a formação da marca do clube. Ao mesclar a história do Barça aos conceitos de comunicação, compreendemos que a identidade do clube é única e tem em seu âmago a imagem revolucionária no mundo do futebol, que com sua evolução como negócio, tornou tudo isso um diferencial para a marca FC Barcelona.
Publicado
2020-08-31
Edição
Seção
Artigos