PANORAMA DA COMPRA DE JUNK FOOD SOB A ÓTICA DO CONSUMO EM PERÍODO DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO NO DISTRITO DE ENTRE RIOS EM GUARAPUAVA-PR

  • Cleverson Daga
  • Fábio Camargo
  • Queila Barazetti de Jesus
  • Rafael Henrique Mainardes Ferreira
  • Adriana Cristina Loli
Palavras-chave: Consumo, Junk food, Pandemia, Vendas, Delivery

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central verificar se houve aumento de vendas de alimentosdenominados como junk food em empresas do distrito de Entre Rios - PR que ofereceram o serviçode delivery no período pandêmico. Como aspectos metodológicos, contempla-se a abordagemquantitativa com resultados levantados diante de uma pesquisa realizada com uma amostraaproximada de 2% da população da região. Utilizando-se de questionários semiestruturadosaplicados aos consumidores da região, foi possível obter maior panorama sobre consumo einstituição de estratégias aplicadas em um período de recessão. Como resultados, foi possívelaveriguar que houve aumento nas vendas de junk food - sendo a maioria destas, entregues viaserviço delivery. Além disso, observou-se que os consumidores ganharam peso como tambémdiminuíram a frequência com que faziam exercícios. Dessa forma, verifica-se que a pandemiatrouxe algumas dificuldades, no entanto, mesmo se mostrando um acontecimento totalmentedesafiador para a economia mundial, o serviço delivery se mostrou uma grande tática de negóciospara preservar/aumentar a lucratividade das empresas, seja em caráter global ou regional, comodemonstrado no lócus de pesquisa.
Publicado
2021-05-12
Edição
Seção
Artigos