POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

  • LUANA RAESK DOS SANTOS
Palavras-chave: Gênero, Violência, Educação, Políticas Públicas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca das diferentes concepçõesteóricas no que diz respeito ao conceito de gênero a partir de implicações de caráterbiológico, psicanalítico, antropológico e, no contexto da teoria moderna, destacandose a teórica Joan Scott, extraindo-se posteriormente do pós-modernismo e do pósestruturalismo, a teoria queer. Além disso, buscou-se evidenciar acerca da violência,tipos de violência, incluindo-se a violência contra a mulher e dando destaque àviolência de gênero na sociedade e, especialmente, no ambiente escolar. Ademais,suscitou-se o reflexo das políticas públicas educacionais, na forma do PlanoNacional de Educação e a abordagem do tema em seu texto. Para que fossepossível o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se o método dedutivo, buscandodemonstrar conceituações de gênero ao longo da história, estabelecer relaçõesentre o tema abordado e a legislação concernente à educação e políticas públicaspor meio de pesquisa bibliográfica, compulsando doutrinas, revistas, meioseletrônicos e artigos, contemplando teóricos como Saffioti (2014), Louro (2003,2016), Bento (2011), Badinter (2017), Bandeira (2018), dentre outros.
Publicado
2019-01-24
Edição
Seção
Artigos