https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/issue/feed TCC's Ciências Contábeis 2023-02-28T12:18:03+00:00 Eduardo biblioteca@camporeal.edu.br Open Journal Systems <p>Repositorio de acesso livre e integral aos trabalhos de conclusão de curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Campo Real</p> https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/522 Relatório de Estágio Curricular em: 2023-02-28T12:18:01+00:00 Gabriel Machado Ferreira gabriel@machado.com <p><span class="fontstyle0">Estágio desenvolvido na Betel Organização Contábil, sobrado situado na rua Frei Caneca 1465, composto por<br>dois andares, contando com 6(seis)salas,11 (onze)colaboradores,sendo:1(um) Recepção, o primeiro atendimento ao<br>cliente,3 (três) Setor Fiscal- Problemas relatados das empresas durante o dia a dia,2(dois) RH-Desenvolvimento das<br>folhas de pagamentos e todos os problemas relacionados aos funcionários ou colaboradores de cada empresa,1(um)<br>Financeiro-Departamento de cobranças e recebimentos,3(três) Contábil-Aberturas de empresas, geração das guias e<br>obrigações contábeis,1(um) Administrativo- Desenvolvimento das atividades internas da Betel. Ela é uma empresa de<br>regime jurídico simples nacional<br>Atendendo todos tipos de empresas sendo elas; Simples Nacional, Lucro presumido, Lucro Real, e empresas<br>imunes ou isentas.</span> </p> 2023-02-27T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/525 Relatório de Estágio Curricular em Capri Organização Contábil 2023-02-28T12:18:01+00:00 Talitha Mara Caetano Nicolau t@m.com <p><span class="fontstyle0">Este relatório é referente ao estágio curricular obrigatório do curso de Ciências<br>Contábeis do Centro Universitário Campo Real. Situada na Rua Comendador<br>Norberto, nº 1299, no bairro Santa Cruz em Guarapuava Paraná.<br>O presente estágio foi realizado na Capri Organização Contábil que se localiza na<br>Rua Saldanha Marinho, nº 1399, sala 03, Centro, Guarapuava Paraná.</span> </p> 2023-02-27T12:40:14+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/526 Relatório de Estágio Curricular em Canaã Organização Contábil 2023-02-28T12:18:01+00:00 LUCAS HENRIQUE ALVES PEREIRA l@h.com <p><span class="fontstyle0">O estágio foi realizado no escritório Canaã Organização Contábil, situado na<br>rua Professora Leonidia, com o número residencial e comercial 968, no bairro do<br>Centro, na cidade de Guarapuava, Paraná.<br>O espaço físico que é utilizado para realizar as atividades e atendimentos do<br>escritório consiste em 50 metros quadrados e fica nos fundos da residência do<br>responsável pela organização contábil. A divisão do ambiente se dá em duas salas,<br>onde uma é para o atendimento ao público sendo esta a sala do responsável pelo<br>escritório e a outra é utilizada para os demais funcionários realizarem suas atividades.<br>O escritório conta com um público diversificado, com vários tipos de<br>organizações empresariais, como: MEI (Microempreendedor Individual), Lucro<br>Presumido, Lucro Real, Simples Nacional e de diversas atividades econômicas,<br>como; funerária, estabelecimentos de comércio, associações, igrejas, entre outras,<br>mas as que sobressaem são as empresas enquadradas no MEI.<br>Os serviços prestados são: abertura de empresas, encerramento de empresas,<br>modificação de contrato social, documentos para licitações, declarações de imposto<br>de renda, registro de funcionários e assessorias para os clientes do escritório.<br>A equipe que compõem o estabelecimento é formada por quatro pessoas,<br>sendo dois homens e duas mulheres que estão na empresa por um longo período de<br>tempo. A funcionária mais antiga está na equipe há aproximadamente trinta anos, a<br>segunda está a sete e o terceiro funcionário a quase dois anos.<br>Cada um é responsável por um setor no escritório, o responsável pelo<br>estabelecimento, Rafael, fica no atendimento aos clientes, na transmissão da SEFIP<br>(Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de<br>Serviço) e informações à Previdência Social) e nas declarações de impostos tanto<br>para pessoa física, jurídica ou rural.<br>A funcionária Noemi (técnica contábil) é responsável pela contabilidade de<br>todas as empresas para qual o escritório presta serviço, a colaboradora Maria (com<br>formação em Recursos Humanos) faz todos os trâmites de contratação e<br>desligamento de funcionários, abertura e encerramento de empresas, pedidos de</span><br><span class="fontstyle0">7<br></span><span class="fontstyle0">alvarás e vistorias tanto da Prefeitura quanto dos bombeiros e por fim, o funcionário<br>Lucas (o referido estagiário) é o responsável pelos trâmites fiscais dos clientes.<br>O material que compõe a estrutura para o atendimento aos clientes e<br>desenvolvimento das atividades, são cinco computadores, doze armários para<br>guardar arquivos, quatro mesas, duas impressoras, papéis sulfite, lápis e canetas.</span> </p> 2023-02-27T12:48:50+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/527 Relatório de Estágio Curricular Contabilidade de empresas do segmento de transportes do Lucro Real 2023-02-28T12:18:02+00:00 GEANE MARIA CHAGAS PORTELA DE PAULA c@m.com <p><span class="fontstyle0">O segmento de transportes é um dos segmentos com maior crescimento no Brasil. É o que<br>movimenta a economia e mesmo na pandemia trouxe resultados positivos, conforme aponta<br>pesquisa da AMPEF (Associação das Administradoras de Meios de Pagamento eletrônico de<br>frete): “Apesar do impacto da covid-19 nos últimos dois anos, o transporte de cargas foi<br>fundamental para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021, apresentando<br>crescimento de 11,4%. A título de comparação, o PIB geral cresceu 4,6%, em relação a 2020.<br>É o primeiro dado positivo do período de pandemia e em 2020, os percentuais tinham sido,<br>respectivamente, -8,4% e -3,9%. A análise faz parte do Radar CNT do Transporte, da<br>Confederação Nacional do Transporte (CNT)”.<br>Para entender melhor como funcionam empresas do segmento, precisamos buscar a<br>definição do que são considerados transportes.<br>Segundo Caixeta-Filho, José, V. e Ricardo Silveira Martins em seu livro Gestão Logística<br>do Transporte de Cargas (2002), “No que diz respeito à movimentação de bens, as atividades<br>de transporte proporcionam a possibilidade de união entre os esforços da produção e os desejos<br>de consumo entre agentes que estão localizados em pontos distintos”. Ou seja, através dos<br>transportes de cargas, é possível enviar uma mercadoria de um lugar para outro. Haverá sempre<br>um contratado (transportadora) e um contratante (empresa). Este contratado é responsável do<br>início da operação até o seu destino.<br>O serviço de transportes tem incidência de ISS quando iniciar e finalizar dentro do próprio<br>município, pois é caracterizado como serviço municipal, regulamentado de acordo com a LCP<br>116 XIX, que determina que o imposto é devido no município onde o serviço é prestado,<br>utilizando o item de serviço 16.02 - Outros serviços de transporte de natureza<br>municipal. (Incluído pela Lei Complementar nº 157, de 2016). Neste caso deve ser emitido uma<br>NFSe (nota fiscal de serviço eletrônica).</span> </p> 2023-02-27T12:58:52+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/528 Atacama Express Transportes de Cargas Eireli 2023-02-28T12:18:02+00:00 Patrícia de Fátima Cavalli p@c.com <p><span class="fontstyle0">A Atacama Transportes é uma empresa que possui sua matriz no estado do Paraná e<br>uma filial no estado do Mato Grosso, ela atua no ramo de transportes de cargas variadas,<br>sendo portadora de uma frota de caminhões rodotrem (é composto por um cavalo mecânico e<br>dois ou mais semirreboques, a parte dianteira do primeiro semirreboque apoia-se sobre o<br>cavalo mecânico, o segundo apoia-se sobre um dolly, funcionando como um reboque),<br>conforme imagem 1, onde são subcontratados para prestação de serviços.</span> </p> 2023-02-27T13:15:08+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/531 Relatório de Estágio Curricular em Comercial Santa Ana Minimercado 2023-02-28T12:18:02+00:00 Fernanda Likes Penteado f@l.com <p><span class="fontstyle0">O local em que estou desenvolvendo meu estagio é um minimercado possui<br>três funcionários. Atende uma grande diversidade de pessoas, pois além de produtos<br>alimentícios possui também produtos de agropecuária.<br>O espaço possui 1.490 m² fica dividido em quatro partes metade do espaço são<br>os produtos alimentícios e do outro lado fica a agropecuária ao fundo temos o açougue<br>e por fim o deposito.</span> </p> 2023-02-27T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/533 Relatório de Estágio Curricular em Ciências Contábeis Na UNICENTRO 2023-02-28T12:18:02+00:00 Júlia de Mattos Furlan j@m.com <p><span class="fontstyle0">Todo e qualquer instituição pública ou privada dispõe de setores responsáveis<br>por diversas atividades/áreas, neste trabalho em específico será tratado diretamente<br>do setor de compras - DIRCOM - da Universidade Estadual do Centro-Oeste, a<br>compra realizada dentro de uma administração pública depende de inúmeras causas,<br>como o prazo de comprar que pode ser de 1 mês a 1 ano ou até compras que não<br>são materializadas.<br>Dentro do setor se é trabalhado em diversos segmentos, o primeiro espaço<br>contém a parte de Entregas (notas fiscais), segundo espaço temos Compra Direta,<br>Contratos e Cotação e o último segmento é trabalhado a parte de Licitação, além de<br>ser tudo supervisionado pela direta do setor, que responde pela DIRCOM.<br>A parte do setor de compras no setor público é de suma importância, pois a<br>mesma otimiza o tempo, cuidando desde a cotação para redução de custo, buscando<br>o melhor produto no menor preço até a entrega dos produtos, cuidando dos prazos de<br>entrega. Dentro de uma instituição o setor assegura que sempre haja os produtos<br>solicitados e assim controlando as verbas liberadas.<br>Parte de entregas é disposto por duas pessoas, onde uma é a<br>responsável/responde pelo seu nicho e uma estagiária e um recepcionista, a parte de<br>contratos é disposta por uma pessoa responsável, assim como a compra direta,<br>ambas não possuem estagiários. Já a parte de cotação e registro de preço - que a<br>partir deste ano já não terá mais - é composta por duas pessoas, a responsável e<br>estagiária, tal qual é a parte em que este relatório será tratado.<br>E por último, o setor de compras conta com o departamento de licitação, o qual<br>é responsável pelo procedimento administrativo que aprova ou não empresas<br>interessadas em fornecer seus produtos ou serviços a instituição, através do<br>mecanismo de convocação, os editais. Sendo constituído por três responsáveis e uma<br>estagiária.</span> </p> 2023-02-27T13:41:42+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/536 Relatório de Estágio Curricular em Prefeitura Municipal de Pitanga 2023-02-28T12:18:02+00:00 Elivelton Litkoski Hey e@l.com <p><span class="fontstyle0">O Estágio foi realizado no Departamento de Receita e Fiscalização Tributária do<br>Município de Pitanga, setor subordinado à Secretaria de Fazenda do Município que possui as<br>funções referentes ao cadastramento, lançamento, cobrança, recolhimento e fiscalização de<br>tributos municipais, aplicação de sanções por infração aos dispositivos da legislação tributária<br>do município, bem como as medidas de prevenção e repressão às sonegações e fraudes (Pitanga,<br>2009).<br>O departamento possui uma repartição responsável pela cobrança, fiscalização e<br>arrecadação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza. Entre suas atividades típicas<br>estão a análise e credenciamento das empresas no site Emissor de Nota Fiscais Eletrônicas da<br>municipalidade, o acompanhamento das declarações mensais de serviços dos prestadores<br>sediados em Pitanga, a realização de auditorias de ISSQN e a análise das notas fiscais emitidas<br>ao Município na condição de tomador do serviço para retenção do imposto na fonte.</span> </p> 2023-02-27T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/538 Relatório de estágio curricular em Relação de trabalho 2023-02-28T12:18:02+00:00 Ketlyn Nataly Probst k@n.com <p><span class="fontstyle0">O estágio foi desenvolvido em uma rede de supermercados no interior do Estado<br>do Paraná. Neste endereço está localizado o rh central no qual foi realizado o<br>estágio. Possui também o comercial e financeiro central.<br>O grupo de supermercados, conta com amplas áreas de hortifruti, padaria,<br>açougue, produtos alimentícios em geral, bebidas, produtos de limpeza e produtos<br>de higiene pessoal. Sendo produtos de qualidade, marcas diversas, e com preço<br>baixo.<br>A rede de supermercados conta com colaboradores eficientes, buscando ter o<br>melhor atendimento, simpatia e desenvolvimento humano. Busca dedicação<br>oferecendo produtos e serviços de qualidade para o desenvolvimento da sociedade.<br>Visa complacência aos seus colaboradores, pensando em treinamento e<br>desenvolvimento, para que estejam preparados ao realizar as atividades.</span></p> 2023-02-27T13:57:38+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/541 Relatório de Estágio Curricular em Digitalize Tecnologia da Informação Ltda 2023-02-28T12:18:02+00:00 Gabriela Marcondes de Melo g@m.com <p><span class="fontstyle0">Como a Tecnologia da Informação e o Certificado Digital desburocratizam<br>a prestação de serviços contábeis podendo-se atualmente fazer todo tipo de<br>assinatura e consulta digitalmente tanto como de pessoa jurídica, quanto de pessoa<br>física. Contribuindo nas declarações anuais e assinaturas contratuais.<br>No nosso cotidiano presenciamos varias situações das quais nem sempre<br>conseguimos administrar o nosso horário, principalmente sócios de empresas,<br>médicos e etc. Assim em relação à certificação, que conforme empresas precisam<br>fazer todos os anos a renovação obrigatoriamente, enquanto estiverem ativas, e<br>também pessoas físicas caso seja a primeira assinatura digital ou alterações em<br>contratos de empresas, precisa-se de um atendimento rápido. Com isso temos hoje<br>um grande avanço na tecnologia e posteriormente na habilitação de incorporar em<br>nossos sistemas de forma que seja produtivo e correto para quem utiliza, sendo o<br>próprio assinante ou até mesmo o responsável pela área contábil. Assim conseguindo<br>melhoria nas suas demandas e facilidade em seu controle profissional e pessoal.<br>Na contabilidade conseguimos atualmente administrar nosso tempo e<br>preservar muito mais o meio ambiente, agilizando processos que antes eram<br>demorados hoje conseguimos resolver até mesmo em poucos minutos, após a criação<br>da assinatura digital implementada com a nova tecnologia. Pois todos aqueles papeis<br>que antigamente precisavam ser impressos e anexados todos em ordem em cada<br>pasta, hoje em dia fica exclusivamente em formato PDF em disco rígido/maquinas,<br>auxiliando o manejo de toda a documentação e posteriormente agregando em nossos<br>horários. Assinaturas que antes precisariam ser registradas em cartórios e agendar<br>horários para atendimentos, precisamente, agora estão todas sendo assinadas<br>digitalmente e encaminhadas. Exceto alguns cartórios que ainda precisam de certos<br>documentos assinados a mão pelo seu responsável.<br>Com o novo atendimento por vídeo conferência consegue-se também emitir<br>independente de onde esteja, portanto precisa-se ter biometrias cadastradas em pelo<br>menos uma certificadora, com a Carteira Nacional de Trânsito – CNH, ou seu Registro<br>Geral – RG. Facilitando também a locomoção de ambas as partes. Entre tanto,<br>pessoas não cadastradas em nenhuma certificadora ou aquelas que estão pendentes<br>de regularização em seu nome, como em caso de empresas com situação cadastral</span><br><span class="fontstyle0">Inaptas, precisa-se ser totalmente presencial, não havendo possibilidade alguma de<br>fazer digitalmente antes da regularização de ambas.<br>Referente as diversidades de certificados cada qual tem a sua finalidade e<br>suas criptografias exclusivas para cada individuo assinante, podendo ter mais<br>segurança, confiabilidade e autenticidade nas assinaturas digitais.<br>Com toda a certeza esse novo conceito de agilidade de documentos será<br>implementado em todas as áreas, o contador conseguindo assim mais desempenho<br>em sua finalidade de trabalho e sua demanda diária.</span> </p> 2023-02-27T14:11:28+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/542 Relatório de Estágio Curricular em Luzia Jucelia do Nascimento Assessoria contábil 2023-02-28T12:18:02+00:00 Angela Schinkovicz a@s.com <p><span class="fontstyle0">Em 18 de Setembro de 2020 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais<br>(LGPD), com o objetivo da proteção específica dos dados pessoais, para impor regras sobre o<br>tratamento dos dados pessoais.<br>Com o avanço tecnológico, surge também a preocupação com o tratamento dos dados<br>pessoais, como as empresas e os profissionais estão utilizando esses dados e para que finalidade,<br>e foi assim que surgiu a LGPD para que de alguma forma as pessoas estejam protegidas dentro<br>da lei e possam enviar seus dados de uma forma segura e ter o controle dos mesmos.<br>Em uma avaliação no escritório de Contabilidade Luzia Jucelia do Nascimento<br>Assessoria Contábil, onde foi realizado o estágio constatou-se a importância de proteger esses<br>dados, da utilização específica para o devido fim, e sempre em comum acordo com cliente<br>deixar o mesmo ciente se houver mudança de finalidade para a utilização dos seus dados<br>pessoais. É imprescindível a comunicação entre escritório e cliente.<br>Uma das ideias seria investir em uma plataforma contábil e a computação em nuvem,<br>onde não precisa guardar documentos no computador oque garante muito mais segurança.</span> </p> 2023-02-27T14:19:43+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/545 Relatório de Estagiária em Associação Comercial Industrial e Empresarial de Candói 2023-02-28T12:18:02+00:00 Rosana Aparecida dos Santos r@a.com <p><span class="fontstyle0">Em busca de uma empresa para realização do trabalho de conclusão de<br>curso, em visita associação comercial industrial e empresarial de Candói<br>denominada - ACIERCAN, ficou decidido em realizar os estágios nesta empresa<br>de terceiro setor, ACIERCAN atua em defesa dos interesses da classe<br>empresarial e fomenta o comércio local, disponibilizando de serviços,<br>consultorias e produtos agregando mais valor a seus associados.<br>A Associação Comercial preza pelo desenvolvimento econômico e seus<br>associados são os empresários comerciais, industrias, agropecuárias, pessoas<br>físicas profissionais liberais, diversos setores da economia, que juntos<br>contribuem para o desenvolvimento do município de Candói e região.<br>O Quadro Social é constituído de pessoas jurídicas, profissionais liberais<br>e empresários, constando com 98 sócios ativos e possui uma diretoria<br>consolidada de 22 representantes. A estrutura é simples contando com duas<br>colaboradoras permanentes, Secretária executiva que executa atividades gerais<br>de escritório, e atividades específicas como controles financeiros, e da<br>contabilidade básica, e uma auxiliar administrativa que presta serviços 20 horas<br>semanais com as certificações e auxilia a Secretária Executiva no que for<br>necessário.</span> </p> 2023-02-27T14:35:41+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/cc/article/view/546 Relatório de Estágio Curricular em Borges e Seleme LTDA 2023-02-28T12:18:02+00:00 Bianca Priscila Melo Atoledo b@p.com <p><span class="fontstyle0">Estágio desenvolvido na empresa Borges e Seleme LTDA, de atual nome<br>empresarial Cross Formaturas, localizada no centro da cidade de GuarapuavaParaná, na Rua Saldanha Marinho, nº 1034 - segundo andar. Empresa do ramo<br>de formaturas composta po</span><span class="fontstyle0">r 4 dep</span><span class="fontstyle0">artamentos e 13 setores.<br></span><span class="fontstyle2">Organização</span><span class="fontstyle0">: O setor Comercial realiza o mapeamento de possíveis<br>clientes: instituições, cursos e turmas confecciona o material de amostra para<br>reuniões e assembleias; providencia documentos necessários para participação<br>de licitações; repassa orçamentos; elabora previsão de custos e propostas<br>comerciais. O setor financeiro é responsável pela validação dos novos contratos,<br>realiza a internalização, cadastro, faturamento e inserção das informações em<br>planilhas de dados por evento, assim como a conferência dessas planilhas. Faz o<br>controle financeiro de receitas referente eventos organizados, conciliação<br>bancária, conciliação de cartões e cheques, cobranças e controle de<br>inadimplência, elabora diferentes relatórios financeiros, controla e entrega de<br>rifas, convites e ingressos pertinentes aos contratos, efetua também o<br>atendimento ao cliente e as rescisões contratuais. O setor de tesouraria se<br>responsabiliza pela programação, lançamentos, pagamentos e baixas de contas<br>a pagar advindos de fornecedores e colaboradores, pelo fluxo e fechamento do<br>caixa físico diário, validando os dados na planilha de controle e também no<br>sistema utilizado pela empresa. Também realiza acerto com funcionários e<br>fornece relatórios financeiros. O setor de pós-venda é responsável pelo<br>cronograma e pauta das reuniões com as turmas contratantes, pela comunicação<br>e interação entre empresa e comissões de formatura, portanto, pelas definições<br>para realização de pré-eventos e do evento final, estabelecidas em atas. Efetuam<br>a análise dos contratos para retirar e/ou trocar itens caso seja necessário,<br>analisam também as adesões e inadimplência para possível rateio de valores, são<br>encarregados pela agenda e escala dos eventos, pelo pedido, produção e entrega<br>de materiais personalizados diversos, realizam a </span><span class="fontstyle3">checklist </span><span class="fontstyle0">de itens para eventos<br>e formaturas, alinham o cerimonial dos eventos juntamente da respectiva<br>instituição, conferem o envio de músicas e elaboram o mapa de mesas para os<br>eventos. O setor de produção de eventos fica responsável pela contratação de<br>serviços, atrações e fornecedores, por garantir a documentação necessária para</span><br><span class="fontstyle0">realização do evento, estipular o cronograma de montagem, entrega e<br>desmontagem dos eventos, cotação e compra de insumos para eventos,<br>produção de estruturas, bares e ambientes temáticos, controle e reposição de<br>produtos estocados, organização e realização de festas e pré-eventos. O setor de<br>Criação, é responsável pelo banco de imagens de pré-eventos (festas,<br>churrascos, sessão de fotos), pela criação de artes em geral para as turmas,<br>atléticas e parceiros, pela produção de vídeos e imagens de aberturas para<br>eventos, vinhetas, projeções mapeadas, informativos, avisos e animações em<br>formato de </span><span class="fontstyle3">posts </span><span class="fontstyle0">e </span><span class="fontstyle3">stories </span><span class="fontstyle0">das redes sociais. Esse setor também realiza a<br>captação, edição e produção de vídeos e clips para os eventos e/ou marketing.<br></span><span class="fontstyle2">Foto e vídeo: </span><span class="fontstyle0">O setor de fotografia fica responsável por garantir a equipe<br>de fotógrafos e cinegrafistas para cobertura de todos os eventos, pelo controle de<br>pagamentos de todos os profissionais contratados, pela entrega dos arquivos ao<br>backup local e servidor, controle de cartões de memória, links de terceiros e HD’s.<br>O setor de photoshop realiza a separação, descarte, edição e tratamento das<br>fotos, produzem os álbuns e pacotes de fotos antecipados. O setor de<br>comercialização de álbuns é responsável pela comercialização à domicílio de todo<br>material audiovisual. O setor de faturamento de álbuns é responsável pelo<br>controle de vendas, fechamento de romaneio, registro de lote e estoque de álbuns,<br>emissão de notas fiscais, faturamento e envio de carnês aos clientes. O setor de<br>cobrança faz o levantamento dos clientes inadimplentes e realiza a cobrança<br>referente aos álbuns de formatura, além do controle de clientes vinculados ao<br>sistema SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).<br></span><span class="fontstyle2">Gráfica</span><span class="fontstyle0">: O setor da gráfica realiza a impressão de fotos, banners, posses<br>de mesa, revistas, convites e demais materiais gráficos. Também são<br>responsáveis pela montagem dos álbuns.<br></span><span class="fontstyle2">Decoração</span><span class="fontstyle0">: O setor de decoração é responsável é responsável por garantir<br>que seguros, alvarás e requisitos de funcionamento para a realização de eventos<br>estejam aptos, pela manutenção, reparos e conservação do acervo, produção e<br>confecção de adornos e peças decorativas, montagem e decoração de pré-<br>eventos e eventos.</span> </p> 2023-02-27T14:42:21+00:00 ##submission.copyrightStatement##