COMPARATIVO ENTRE BRITA GRADUADA TRATADA COM CIMENTO - BGTC E MATERIAL FRESADO AGREGADO TRATADO COM CIMENTO - FATC NA ESTRUTURA DO PAVIMENTO DA RODOVIA BR-277

  • César Augusto BRANDÃO
  • Isabela VOLSKI
Palavras-chave: Pavimentação, Reciclagem, Fresado Agregado Tratado com Cimento, Brita Graduada Tratada com Cimento

Resumo

A reciclagem de materiais de construção ganhou destaque na engenharia nos últimos anos,sendo evidenciada em materiais utilizados como pavimentos asfálticos e, em muitos casos,sendo exigida em contratos para a execução de obras rodoviárias. Nesse contexto, esteestudo apresenta um comparativo entre o Fresado Agregado Tratado com Cimento (FATC) eo material que já vem sendo a utilizado na pavimentação a muitos anos, a Brita GraduadaTratada com Cimento (BGTC). Foram realizados ensaios de resistência a compressãosimples e compactação dos materiais, visando verificar a eficiência dos mesmos dentro daestrutura do pavimento da rodovia BR-277. Para o FATC foi utilizada uma composição de 60%fresado e 36% materiais pétreos e 4% de cimento Portland sendo utilizados o cimento CP II eARI V, e para o BGTC 96% de materiais pétreos e 4% de cimento Portland CP II. Os resultadosremetem uma maior eficiência para a Brita Graduada Tratada com Cimento em comparaçãoao Fresado Agregado Tratado com Cimento, primeiramente em relação a compactação, poiso BGTC superou a métrica estabelecida em norma que são os 100%, já o FATC nãoconseguiu atingir este índice em 28 dias e nem mesmo com nenhum dos dois cimentosutilizados neste estudo, e para o ensaio de resistência a compressão simples, ambos osmateriais atingiram o mínimo exigido em norma nos 07 dias inicias de cura, porém, levandose em consideração a maior resistência o BGTC atingiu uma resistência maior que o FATC. .Por ser uma técnica nova no Brasil, ainda há poucos estudos voltados para a utilização destematerial, havendo uma lacuna para ampliar os estudos voltados para este assunto, afim deatingir melhores resultados.
Publicado
2022-04-07
Edição
Seção
Artigos