AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SOBRE O PLANEJAMENTO DE OBRA DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA RODOVIA BR-153/PR – TRECHO KM 450 AO KM 524 GENERAL CARNEIRO / UNIÃO DA VITÓRIA – PR

  • Eliton Mattos OLIVEIRA
  • Isabela VOLSKI
Palavras-chave: Manutenção rodoviária, Conservação rodoviária, Planejamento de obras

Resumo

A principal matriz de transportes utilizada no Brasil é a rodoviária, sendo que a boa condiçãode rolamento das rodovias brasileiras está diretamente ligada tanto à segurança dos usuáriosquanto ao desenvolvimento em níveis satisfatórios dos diversos setores da economiadependentes deste tipo de transporte. Apesar disto, o que se vê na maioria dos casos é osucateamento destas rodovias, sendo facilmente encontrados buracos e outros defeitos nopavimento que não recebe as rotinas de manutenção e conservação adequadas devido à mágestão ou falta dos investimentos necessários para manter os padrões de qualidadedesejados. Nesse contexto, neste trabalho foi avaliado o planejamento de um trechoconcessionado da BR-153, localizado entre as cidades de União da Vitoria PR e GeneralCarneiro PR, iniciando nos Km 450+500 até o Km 524+500, diagnosticando-se a situaçãoinicial da obra e situações ocorridas durante parte de sua execução tem como objeto não sómanter as boas condições de rolamento (manutenção do desempenho funcional dopavimento), mas também boas condições de segurança e limpeza, traduzidas nas ações demanutenção rotineira e conservação, com o objetivo de preservar as características técnicase físico-operacionais da rodovia. A Rodovia BR-153/PR no trecho e subtrecho acimareferenciado tem grande importância no entroncamento rodoviário do sul do Brasil, com altofluxo de veículos e fazendo a ligação com o oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul,torna a conservação rodoviária com suas operações rotineiras, periódicas e de emergênciaimportantes para preservar as características técnicas e físico-operacionais do sistemarodoviário.
Publicado
2022-04-07
Edição
Seção
Artigos