OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA E O MERCADO DE TELEFONES CELULARES
PANORAMA DE CONSUMO E CONSCIENTIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR
Palavras-chave:
Obsolescência Programada, Mercado de Consumo, ConscientizaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo central a análise dos conceitos de obsolescência programada e o consumo de aparelhos celulares, visando estabelecer um grau de conhecimento e conscientização aos consumidores. O conhecimento dessa temática tornase fundamental pelo caráter de controle ao consumo e melhores práticas à utilização de resíduos eletrônicos e seu devido descarte em longo prazo. Com base em conceitos bibliográficos e levantamento de dados foi realizado entrevistas com consumidores das principais lojas para a compra de celulares na cidade de Guarapuava-PR, a fim de analisar o perfil e os motivos pelos quais esses consumidores buscam adquirir um novo aparelho. Para a manipulação desses dados foi utilizado a plataforma online Google Forms® e a ferramenta Mentimeter®. Desse modo, o trabalho proporcionou um grande conhecimento na área da obsolescência programada e no mercado de consumo consumista e tecnológico, visando futuro mais responsável.