AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO E INCIDÊNCIA DE INSÔNIA ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA

  • ETORI JORDANO DO NASCIMENTO
Palavras-chave: Insônia, Estudantes, Sono, Transtornos do sono, Educação médica

Resumo

Introdução: A insônia é uma doença caracterizada pela dificuldade emse dar início ao sono e de se manter adormecido, além disso pode seracompanhada de um despertar precoce, sonolência durante o dia, sono nãoreparador e estar associada a outras condições psiquiátricas, principalmentedepressão e ansiedade. Embora seja recomendado que adultos durmam entre7-9 horas por dia, os acadêmicos universitários dormem menos que onecessário. Os estudantes de Medicina, se tornam um grupo passível dosurgimento de transtornos do sono, isso porque possuem carga curricular emhorário integral, diversas atividades extracurriculares e um alto nível de pressãoe estresse gerados pela exigência de alto rendimento e tempo demandado emestudos. Objetivo: Avaliar se existe diferença relevante na distribuição daqualidade do sono e da incidência de insônia conforme a progressão do alunode medicina dentro da graduação. Métodos: Estudo prospectivo observacionalrealizado com estudantes de graduação em Medicina. A coleta de dados se deuatravés de questionário online com transcrição de dois instrumentos validadospela literatura, sendo o Índice de Gravidade de Insônia (ISI) e Escala desonolência Epworth (ESE), respectivamente. Resultados: Os maiores índices efrequência de insônia moderada/grave e de sonolência anormal aconteceram emalunos que já tinham passado pelo ciclo básico (1º ao 4º período) do curso deMedicina. Conclusão: Ao se avaliar os hábitos do sono dos estudantes deMedicina em diferentes fases do curso, conclui-se que esse grupo pode vir aprogressivamente dormir uma menor quantidade de horas, assim comoapresentar maior sonolência diurna.
Publicado
2022-10-19
Edição
Seção
Artigos