A PERCEPÇÃO DE ATRASO DE LINGUAGEM E O DESFECHO DIAGNÓSTICO

  • MARIA CLARA FERREIRA ALENCAR
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Linguagem, Comunicação

Resumo

Objetivos: o objetivo desse artigo foi identificar crianças com atraso da linguagem e como foi sua evolução,destacando como se deu esse atraso e com que idade foi o diagnóstico, verificando os traços apresentados doatraso da linguagem e o desfecho diagnóstico para Transtorno do Espectro Autista ou manutenção deTranstornos da linguagem em crianças típicas. Métodos: Um estudo observacional, descritivo, a partir daanálise de prontuários de crianças de 1-7 anos com diagnóstico de atraso de linguagem em crianças típicas ecrianças autistas acompanhadas na rede de atendimento pública e/ou privada da especialidade deneuropediatria na cidade de Guarapuava-PR. Resultados: Na população estudada observou-se que osprimeiros sinais de Transtorno do Espectro Autista surgem nos primeiros anos de vida, entre 1-3 anos de idadee que o atraso de linguagem sem características autísticas apresentou maior incidência. Conclusão: É notórioque, dificuldades na capacidade de comunicação e linguagem estão diretamente relacionadas com o desfechodiagnóstico dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista e culminam com a dificuldade de sociabilidade,porém muitas crianças que cursam com atraso de linguagem desenvolvem características típicas de seudesenvolvimento.
Publicado
2022-10-19
Edição
Seção
Artigos