DIFICULDADES PARA INCLUSÃO DE CRIANCAS AUTISTAS NA POPULACÃO NEUROPEDIATRICA DE GUARAPUAVA E REGIÃO

  • Gabriel Kluppel Lima
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista (TEA), Inclusão autista, Autismo na escola

Resumo

O transtorno do espectro autista é caracterizado por distúrbios no desenvolvimentodas áreas de comunicação, interação social e comportamento. O presente estudobusca avaliar se crianças com autismo estão sendo incluídas no ensino regular comabordagens pedagógicas e adaptações curriculares para otimizar o seu potencial dedesenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (entrevistas individuais) quebuscou identificar se a inclusão das crianças está ocorrendo e quais as dificuldadesmencionadas pelos pais ou responsáveis. Ao todo, 41 pais ou responsáveis legaisparticiparam do questionário e colocaram suas avaliações de forma objetiva ediscursiva sobre a inclusão de seus filhos. As respostas indicaram que em umaperspectiva geral o ambiente escolar oferece apoio para o desenvolvimento dasprincipais áreas afetadas pelo autismo porém ainda com muitas carências. A falta deprofissionais habilitados para trabalhar as particularidades dos autistas pode acarretarem uma evolução tardia no desenvolvimento, as quais não têm suas necessidadesatendidas e assim acabam prejudicando a sua inclusão devido a dificuldade naestruturação da inclusão do contexto prático. Os resultados sugerem que sãoinúmeras as dificuldades de inclusão de crianças autistas no ensino regular, entre elasa falta de preparo profissional, escolar e do diagnóstico tardio de algumas crianças.
Publicado
2022-10-19
Edição
Seção
Artigos