INTERIORIZAÇÃO DA MEDICINA E IMPACTOS LOCAIS: ESTUDO OBSERVACIONAL-TRANSVERSAL

  • THAIANE MAISA SOUSA MADEIRA
Palavras-chave: Política Pública de Saúde, Educação Médica, Programa Mais Médicos, Escola de Medicina

Resumo

Introdução: No Brasil ocorre uma divisão desigual da distribuição de médicos pelo país, emvista disso o Governo criou o Programa Mais Médicos (PMM) com intuito de amenizar essadisparidade por meio de aumento de cursos de medicina em cidades com baixa quantidade demédicos. Objetivo: inferir os efeitos da abertura de um Curso de Medicina em uma instituição deensino pelo PMM e estimar a fixação de egressos na 5ª regional de saúde do Estado do Paraná.Método: Foi realizado um estudo transversal, observacional através de um questionário aplicadoaos discentes da instituição com questões sobre a sua perspectiva após a formação acadêmica.Foram ainda coletados dados do centro de ensino sobre o município de origem dos acadêmicos.Os resultados foram submetidos à análise descritiva e apresentados em frequência, ainda foirealizada a análise bivariada relacionando os dados com a perspectiva de ficar na regional.Resultado: Dos 372 alunos, 232 responderam ao questionário. Destes 154 eram alunos do sexofeminino (66,4%). O intervalo de idade mais prevalente foi entre 21 e 25 anos 123, (53%). Do totalde respostas, 190 alunos são paranaenses (81,9%) e 42,7% (99) pertencem a 5ª regional de saúde.Quanto ao desejo de permanecer na região (41,4%) 96 dos respondentes optaram em ficar naregião. Para a residência médica (44,4%) 103 querem dar continuidade aos estudos na mesmalocalidade. As motivações mais citadas para continuar na regional foram a família e a adaptação acidade. Conclusão: Há intenção de uma parcela dos futuros egressos se fixarem na região após aconclusão do curso. Este dado aumenta quando os alunos já eram oriundos da regional de saúde.Ainda se notou que uma parcela significativa pretende dar continuidade aos seus estudos na 5ªregional. Constatou-se, portanto, a tendência de fixação de profissionais médicos egressos do cursoem permanecer em municípios desta regional, independente do município e origem destesdiscentes
Publicado
2023-03-01
Edição
Seção
Artigos