https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/pp/issue/feedTCC's Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda2025-05-23T15:19:02+00:00Open Journal Systems<p>Repositorio de acesso livre e integral aos trabalhos de conclusão de curso de Comunicação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Campo Real</p>https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/pp/article/view/82MAIS QUE UM CLUBE2025-05-16T16:48:01+00:00JOSE EDUARDO RIBEIROj@e.com<p>O Futbol Club Barcelona pode não ter nascido com o intuito de se tornar uma das mais importantes instituições catalãs, mas foi isso o que aconteceu. Entre ditaduras, opressão e nacionalismo, Barça e Catalunha se tornaram, a cada momento, símbolos de identidade nacional e resistência. Essa identidade nacionalista é ainda um diferencial perante vários outros clubes esportivos. Isso resultou no lema, hoje slogan, que está gravado até mesmo nas arquibancadas do estádio Camp Nou: més que un club, ou mais que um clube. Esse trabalho teve como objetivo aplicar a identidade criada pelo clube e sua imagem na cabeça das pessoas ao prisma de identidade proposto por Kapferer e, dessa forma, conseguir construir a formação da marca do clube. Ao mesclar a história do Barça aos conceitos de comunicação, compreendemos que a identidade do clube é única e tem em seu âmago a imagem revolucionária no mundo do futebol, que com sua evolução como negócio, tornou tudo isso um diferencial para a marca FC Barcelona.</p>2025-05-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 TCC's Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda