https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/pp/issue/feed TCC's Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda 2020-08-31T22:23:38+00:00 eduardo biblioteca@camporeal.edu.br Open Journal Systems <p>Repositorio de acesso livre e integral aos trabalhos de conclusão de curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Campo Real</p> https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/pp/article/view/363 MAIS QUE UM CLUBE: A IDENTIDADE DO FUTBOL CLUB BARCELONA 2020-08-31T22:23:26+00:00 Jose Eduardo Ribeiro jose@ribeiro.com <p>O Futbol Club Barcelona pode não ter nascido com o intuito de se tornar uma das <br>mais importantes instituições catalãs, mas foi isso o que aconteceu. Entre ditaduras, <br>opressão e nacionalismo, Barça e Catalunha se tornaram, a cada momento,<br>símbolos de identidade nacional e resistência. Essa identidade nacionalista é ainda <br>um diferencial perante vários outros clubes esportivos. Isso resultou no lema, hoje <br>slogan, que está gravado até mesmo nas arquibancadas do estádio Camp Nou: més <br>que un club, ou mais que um clube. Esse trabalho teve como objetivo aplicar a <br>identidade criada pelo clube e sua imagem na cabeça das pessoas ao prisma de <br>identidade proposto por Kapferer e, dessa forma, conseguir construir a formação da <br>marca do clube. Ao mesclar a história do Barça aos conceitos de comunicação, <br>compreendemos que a identidade do clube é única e tem em seu âmago a imagem <br>revolucionária no mundo do futebol, que com sua evolução como negócio, tornou <br>tudo isso um diferencial para a marca FC Barcelona.</p> 2020-08-31T22:23:08+00:00 ##submission.copyrightStatement##