TCC's Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/pp <p>Repositorio de acesso livre e integral aos trabalhos de conclusão de curso de Comunicação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Campo Real</p> pt-BR Fri, 23 May 2025 15:19:02 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 MAIS QUE UM CLUBE https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/pp/article/view/82 <p>O Futbol Club Barcelona pode não ter nascido com o intuito de se tornar uma das mais importantes instituições catalãs, mas foi isso o que aconteceu. Entre ditaduras, opressão e nacionalismo, Barça e Catalunha se tornaram, a cada momento, símbolos de identidade nacional e resistência. Essa identidade nacionalista é ainda um diferencial perante vários outros clubes esportivos. Isso resultou no lema, hoje slogan, que está gravado até mesmo nas arquibancadas do estádio Camp Nou: més que un club, ou mais que um clube. Esse trabalho teve como objetivo aplicar a identidade criada pelo clube e sua imagem na cabeça das pessoas ao prisma de identidade proposto por Kapferer e, dessa forma, conseguir construir a formação da marca do clube. Ao mesclar a história do Barça aos conceitos de comunicação, compreendemos que a identidade do clube é única e tem em seu âmago a imagem revolucionária no mundo do futebol, que com sua evolução como negócio, tornou tudo isso um diferencial para a marca FC Barcelona.</p> JOSE EDUARDO RIBEIRO Copyright (c) 2025 TCC's Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/pp/article/view/82 Fri, 23 May 2025 00:00:00 +0000