A TÉCNICA SON-RISE NA MELHORIA DAS DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO SOCIAL E COMPORTAMENTOS RESTRITOS E REPETITIVOS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

  • William da Cruz Nascimento
Palavras-chave: Son-Rise, Autismo, Interação Social, Caracteristicas

Resumo

O artigo tem como tema a técnica Son Rise na melhoria das dificuldades de comunicação,interação social e comportamentos restritos e repetitivos em crianças com transtorno doespectro do autismo. O objetivo geral consiste em apresentar o impacto da técnica son-risena melhoria das dificuldades de comunicação, interação social e comportamentos restritos erepetitivos em crianças com transtorno do espectro do autismo. Os objetivos específicos são:Manifestar a eficácia da técnica Son Rise na melhora das dificuldades das crianças comTranstorno do Espectro Autista (TEA), com foco na promoção da interação social,desenvolvimento de habilidades de comunicação e melhoria da qualidade de vida tanto dacriança quanto da família. Analisar, através da pesquisa bibliográfica, a percepção eexperiência de famílias que utilizaram a técnica Son Rise no manejo do TEA, buscandocompreender os benefícios percebidos, as dificuldades enfrentadas e os aspectos relevantespara a implementação efetiva da técnica, através dos estudos de caso. Dialogar sobreestratégias e diretrizes para a aplicação adequada da técnica Son Rise no contexto familiar,considerando os desafios específicos relacionados ao TEA e buscando fornecer orientaçõespráticas para profissionais da área da saúde, educadores e familiares de crianças com TEA.Em relação aos procedimentos metodológicos utilizados, convém salientar o uso da técnicabibliográfica, com abordagem qualitativa. O transtorno autista, classificado como transtornodo espectro autista (TEA) no DSM-5TR, é uma condição de desenvolvimento neurológico queafeta as habilidades sociais, comunicativas e comportamentais desde a infância.
Publicado
2024-05-23
Edição
Seção
Artigos