O IMPACTO DA RELAÇÃO CRIANÇA-NATUREZA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  • Mirian do Amaral Macedo
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Natureza, Escola, Vygotsky

Resumo

O enlaçamento entre natureza e ser humano remonta ao início dos tempos, uma vezque essa relação possui ligação direta com a nossa sobrevivência. Contudo, devidoa inúmeros processos civilizatórios, com foco na Revolução Industrial (séc. XVIII),que consolidou o Capitalismo como sistema econômico vigente, essa relaçãotornou-se cada vez mais mercadológica, acabando por afastar-nos de uma visãointegrada com o meio natural. A presente pesquisa teve por objetivo investigar arelação existente entre ser humano e natureza, e como esta pode influenciar odesenvolvimento infantil, com foco no processamento sensorial na educação infantil,a partir da teoria de Lev S. Vygotsky. Foi realizada revisão integrativa da literaturadisponível no Portal de Periódicos da CAPES, entre os anos de 2013 e 2023, sendodividida a análise por tópicos, selecionando artigos por palavras-chave específicas.Conclui-se com a pesquisa, a relevância da inserção da criança por meio do lúdicoem ambientes naturais, os quais oferecem diversos estímulos sensoriais quepossibilitam, por exemplo, o desenvolvimento da oralidade, da imaginação, daatenção, do pensamento, da corporeidade e da percepção, promovendo umainteração e sensação de pertencimento com o ambiente, e o papel da escola nesseprocesso. Destaca-se a necessidade de seguimento e aprofundamento nos estudosacerca da conexão dos sujeitos com a natureza, com estruturação de novaspossibilidades de pensamento e de atuação.
Publicado
2024-05-23
Edição
Seção
Artigos