UMA ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E QUESTÕES SOCIAIS

  • Maria Gabriella de Souza Kirsten
Palavras-chave: TDAH, psicodiagnóstico, infância, avaliação, psicologia

Resumo

Este trabalho é um estudo teórico que tem como objetivo focar no diagnóstico doTranstorno de Déficit de Atenção (TDAH), falar sobre as suas características,explicando os métodos utilizados na avaliação, citando a sua importância nesteprocesso. Abordar também o impacto deste diagnóstico na vida deste indivíduo, deseus familiares e amigos, sua rede de apoio, ressaltar a necessidade de umtratamento adequado e individualizado que deve ser realizado por uma equipemultidisciplinar mas falar também sobre o papel do neuropsicólogo nas avaliações,tendo em vista que ele é o único que pode realizar as aplicações. Ao final desteartigo pode-se perceber a importância do diagnóstico precoce, ao acolhimento desteindivíduo, ter o apoio de sua rede seja ela família ou amigos,a não estigmatizaçãodo diagnóstico e o quão necessário é o tratamento individualizado.
Publicado
2024-05-23
Edição
Seção
Artigos