BRINCAR

REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA PARA CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Gabriela Maria Chaves Wikuats
Palavras-chave: Brincar, Lúdico, Desenvolvimento, Educação Infantil, Psicologia

Resumo

Este estudo tem por finalidade mostrar sobre a importância e relevância do brincarno desenvolvimento integral das crianças, com foco na educação infantil, através daperspectiva da psicologia, explorando como o ato de brincar influência nos aspectoscognitivos emocionais e sociais, promovendo uma compressão mais profunda de suaimportância na sociedade. O objetivo principal foi buscar literatura cientificadisponível e qual a importância do brincar e da prática lúdica na educação infantil eno desenvolvimento da criança e refletir sobre a interação entre o brincar, apsicologia e a educação infantil e como o brincar influencia no desenvolvimento doindivíduo. O método utilizado para a realização da pesquisa envolveu uma revisãosistemática de literatura, onde foram buscados nas plataformas Scielo e GoogleAcadêmico e Gloogle Scholar, utilizando as seguintes palavras chaves comodescritores de pesquisa: ‘lúdico’; ‘psicologia’; e ‘brincar’. O resultado encontrado coma leitura dos artigos selecionados para o estudo foi o de que o brincar estáintrinsecamente ligado ao desenvolvimento da criança, uma vez que, por meio dobrincar a criança tem oportunidade de externizar o que está sentindo ou vivendo,concluindo-se assim que por meio da brincadeira, a criança consegue organizar osseus sentimentos e emoções e desenvolver personalidades e comportamentos.
Publicado
2024-05-23
Edição
Seção
Artigos