ALGUMAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELA CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO DE TDAH NO AMBIENTE ESCOLAR.

  • Lucas Emanuel RODRIGUES
Palavras-chave: TDAH, Escola, Dificuldades, Inclusão, Aprendizagem

Resumo

RESUMO: O presente estudo pretende contribuir para reflexões sobre o processo deinclusão de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade no ambienteescolar. Deste modo, sendo motivo de ampla discussão entre profissionais da educação,sendo um grande desafio para os professores em sala de aula. O TDAH tem comocaracterísticas básicas a desatenção, a agitação e a impulsividade. Hoje, esse distúrbio éum grande desafio para os docentes. A presente pesquisa buscou apresentar as principaisdificuldades encontradas pelo aluno, discorrendo sobre a atuação da escola e família. Pormeio de uma linha de pesquisa abrangente, utilizou-se da revisão bibliográfica e de métodosde caráter qualitativo para realizar a análise proposta. Alcançou-se um conhecimentogradativo sobre a importância da qualificação de professores e formas de inclusão dentro dasala de aula, onde muitas das vezes o aluno recebe termos pejorativos, tendoconsequências na autoestima A família, é o primeiro grupo social que a criança estáinserida. Dessa forma, é de extrema importância para o desenvolvimento da mesma, tendoo papel de destacar os acertos e dando punições positivas, sempre em diálogo com aescola. Os desafios lançados pelo educando com TDAH devem ser refletidos e combatidospara que haja um ensino sistemático, qualificado e inclusivo. A conscientização do distúrbioé fundamental para combater os estigmas associados ao transtorno, para que todos possamalcançar o sucesso acadêmico e enfrentar desafios futuros. Portanto, consideramos, paraque haja inclusão, devemos, enquanto sociedade, profissionais da saúde e educação, levarem conta todos os aspectos de aprendizagem dos alunos, trazendo para eles, métodos emetodologias que lhe tragam autonomia
Publicado
2024-05-23
Edição
Seção
Artigos