https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/issue/feed TCC's Psicologia 2025-05-28T18:00:19+00:00 Open Journal Systems <p>Repositorio de acesso livre e integral aos trabalhos de conclusão de curso de Psicologia do Centro Universitário Campo Real</p> https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/427 OS COMPORTAMENTOS BASEADOS EM VALORES E O BEM-ESTAR DE PESSOAS IDOSAS 2025-05-27T23:50:43+00:00 AMANDA SAMILA TEIXEIRA a@s.com <p>O presente trabalho se trata de um estudo de corte transversal, no qual foi investigada a relação entre os comportamentos voltados aos valores e o bem-estar subjetivo em idosos. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados em uma amostra de 19 idosos, utilizando-se de elementos de estatística descritiva e inferencial, com foco em análises de correlação de Spearman. Obteve-se como resultado que quanto mais os indivíduos se dedicaram aos comportamentos baseados em valores, maior foi a intensidade do afeto positivo ρ(17)=0,547 (p=0,015). Além disso, comportamentos como atividades sociais, de autocuidado físico, de trabalho e em relação ao casamento demonstraram relações significativas com as medidas de bemestar. Conclui-se que o trabalho com os comportamentos voltados aos valores é benéfico na promoção do bem-estar de pessoas idosas.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/428 TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA REDUÇÃO DO USO DE TELAS EM CRIANÇAS 2025-05-28T17:13:27+00:00 POLIANA ALVES MAYER p@a.com <p>O uso excessivo de dispositivos eletrônicos por crianças tem suscitado preocupação crescente, especialmente em relação aos impactos negativos na saúde e no desenvolvimento infantil. A proliferação de tecnologias digitais e o fácil acesso ao conteúdo online têm intensificado esse fenômeno, tornando-o uma questão crítica para pais, educadores e profissionais de saúde. Estudos recentes revelam que a exposição prolongada às telas está associada a problemas como distúrbios do sono, sedentarismo, dificuldade de concentração e, em casos mais graves, transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão. Neste contexto, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) desponta como uma abordagem promissora para a mitigação dos efeitos do uso excessivo de telas. A TCC, focada na identificação e modificação de padrões disfuncionais de pensamento e comportamento, oferece ferramentas que auxiliam crianças a desenvolver uma relação equilibrada com a tecnologia. Este estudo tem por objetivo explorar como a TCC pode contribuir para o tratamento desse problema, estabelecer diretrizes para o uso saudável de dispositivos e investigar as circunstâncias nas quais a tecnologia pode ser benéfica, evitando excessos. A pesquisa empregou um método qualitativo, baseado em revisão bibliográfica, a TCC mostrou-se eficaz na reestruturação de crenças irracionais, ajudando as crianças a desenvolver habilidades de autorregulação e uma visão mais realista sobre o papel da tecnologia.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/429 O IMPACTO DA PRIVAÇÃO DO SONO NO DESEMPENHO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM JOVENS ADULTOS 2025-05-28T17:17:42+00:00 EMILI THAIS PETERLINI DE LIMA e@t.com <p>Introdução: A privação do sono tem se mostrado uma problemática de crescente relevância, especialmente entre jovens adultos, um grupo particularmente vulnerável devido às exigências intensas das atividades acadêmicas e profissionais. O sono, fundamental para a manutenção da saúde física e mental, é frequentemente negligenciado nesse contexto, resultando em um impacto profundo nas funções executivas. Essas funções, que incluem a atenção seletiva, a memória operacional, o controle inibitório e a regulação emocional, são cruciais para o desempenho eficiente nas atividades diárias e na tomada de decisões complexas. Além disso, a privação do sono pode exacerbar problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, criando um ciclo prejudicial de deterioração cognitiva e emocional. Este estudo se propõe a investigar de maneira detalhada como a falta de sono compromete as funções executivas. Objetivo: Compreender o impacto da privação do sono nas funções executivas de jovens adultos, além disso, busca identificar os fatores ambientais e psicológicos que contribuem para a negligência do sono neste grupo, e avaliar os prejuízos neurocognitivos e emocionais que decorrem dessa privação. Método: Foi realizada uma revisão sistemática utilizando o método PRISMA, a busca foi conduzida por meio da base Google Acadêmico com estudos empíricos publicados entre 2019 e 2024. Foram incluídos artigos que investigam a privação do sono e as funções executivas em jovens adultos, seguindo critérios rigorosos de seleção e avaliação da qualidade das evidências por meio do sistema GRADE. Resultados: A análise dos estudos indicou uma associação consistente entre a privação de sono e déficits em diversas funções executivas, incluindo memória operacional, atenção seletiva e controle inibitório. Tais alterações tendem a se manifestar de forma mais acentuada em situações de alta demanda cognitiva, como em contextos acadêmicos e profissionais. Conclusão: A privação do sono representa um risco considerável para a saúde cognitiva e emocional dos jovens adultos. Intervenções focadas na promoção da higiene do sono e na conscientização sobre seus efeitos negativos são essenciais para mitigar esses impactos e melhorar o desempenho nas funções executivas.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/430 A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS PARENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DO PERFECCIONISMO EM JOVENS ADULTOS 2025-05-28T17:20:48+00:00 LÍVIA DE CARVALHO SALMON l@c.com <p>Os padrões perfeccionistas são características visíveis, porém complexas que podem influenciar no desenvolvimento psicológico de jovens-adultos. O presente<br>estudo transversal, observacional, de caráter quantitativo, trata de investigar a influência dos estilos parentais na formação do perfeccionismo, por meio das<br>escalas APS-R, PAQ e PBI e com amostra de 102 estudantes universitários com idades entre 18 e 24 anos. Para análise dos dados, foram empregados elementos de estatística descritiva e inferencial, utilizando análise de correlação e regressão. Os resultados demonstraram correlação significativa moderada entre as variáveis relacionadas ao perfeccionismo desadaptativo e ao estilo parental autoritário, bem como a prevalência do estilo autoritário de pais para com filhos do sexo feminino e como o grau de escolaridade da mãe influencia na adoção de práticas parentais autoritativas. Autores como Frost et al. (1990), Terry-Short et al. (1995), Baumrind (1996), Oliveira et al. (2012), Andrews et al. (2014), Soares (2018) e Walton et al. (2020) embasaram a discussão dos resultados encontrados. Conclui-se, portanto, que o perfeccionismo desadaptativo está mais associado ao estilo parental autoritário do que ao perfeccionismo adaptativo.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/431 O impacto da crise de meia-idade 2025-05-28T17:24:41+00:00 LOANA APARECIDA RIBAS l@a.com <p>Introdução: O estudo atual examinou o processo de desenvolvimento e os conflitos potenciais que podem surgir durante a transição da juventude para a idade adulta, utilizando uma estrutura multidisciplinar que incorpora critérios biopsicossociais. Objetivo: Esta revisão sistemática visa investigar os fatores associados à crise de meia-idade e suas consequências na saúde mental. Método: Trata-se de uma revisão sistemática dos artigos publicados entre os anos 2009 a 2024, conduzida na plataforma Google Acadêmico. Resultados: Foram identificados 13 artigos que atenderam aos critérios de inclusão, os quais evidenciam a conceituação da crise da meia-idade, seus fatores causais e as implicações resultantes para a experiência de vida do indivíduo. A crise da meia-idade pode ser causada por fatores genéticos, elementos estressores, redução de compromissos sociais, influências profissionais e escolhas de estilo de vida. Seus sintomas incluem mal-estar, irritabilidade e desânimo, e diversos eventos significativos podem se tornar obstáculos durante essa fase da vida e no processo de envelhecimento. Conclusão: A pesquisa permitiu verificar que a experiência da meia-idade influencia indivíduos de todos os gêneros, classes sociais e diferentes localizações geográficas em todo o mundo. As manifestações da crise da meia-idade se assemelham; é comum que o indivíduo realize uma reflexão sobre sua jornada e analise suas perspectivas de futuro.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/432 DEPENDÊNCIA QUÍMICA PELO OLHAR DO PACIENTE 2025-05-28T17:28:14+00:00 EDNEI PEREIRA DE CAMPOS e@p.com <p>Introdução: A dependência química é um problema que cresce significativamente tanto no cenário nacional quanto no internacional, e considerar a percepção dos próprios dependentes mostra-se fundamental para a compreensão dessa temática. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo revelar como a abordagem humanista pode contribuir significativamente para o tema da dependência química. Método: Trata-se de uma pesquisa realizada a partir de uma revisão narrativa. Resultados: Entre os resultados encontrados, destaca-se que a percepção do paciente dependente químico sobre seu processo de recuperação aponta a família, o relacionamento com profissionais de saúde e as condições sociais como fatores importantes nesse processo. Conclusão: A abordagem humanista apresenta-se como uma possibilidade promissora para o trabalho com pessoas em situação de dependência química, considerando as necessidades e a perspectiva dos próprios pacientes.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/433 O PAPEL DO PROCESSAMENTO DE MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRATAMENTO DO TEPT 2025-05-28T17:32:16+00:00 Nicole Grubler Belloni n@g.com <p>O processamento das memórias traumáticas desempenha um papel importante na compreensão e no tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Indivíduos afetados por esse distúrbio enfrentam dificuldades na integração dessas memórias, que acabam se tornando intrusivas e gerando uma persistente sensação de perigo. Essa má integração das memórias acaba perpetuando alguns sintomas e ocasionando em uma resistência ao tratamento. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender o processamento das memórias traumáticas e investigar a possibilidade de implicações no tratamento do TEPT. Através de uma pesquisa com caráter transversal e qualitativo e natureza narrativa, foram selecionados artigos científicos das plataformas Scielo e Google Acadêmico e a utilização de livros que abordam o tema para a construção do trabalho. Com a pesquisa, foi possível compreender que a sintomatologia do TEPT pode variar dependendo do indivíduo e do evento estressor, podendo surgir após alguns dias, meses ou anos posterior ao incidente. Também é possível afirmar que regiões do cérebro como a amígdala e o hipocampo acabam influenciando na forma como o indivíduo vivencia a experiência traumática. Conclui-se que o Transtorno de Estresse Pós-Traumático acaba afetando o paciente de forma cognitiva e fisiológica, e que é de extrema importância identificar o transtorno o mais rápido possível para um tratamento mais eficaz.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/434 O TRANSTORNO DEPRESSIVO PERSISTENTE (DISTIMIA) EM ADOLESCENTES SOB O VIÉS DA TEORIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC) 2025-05-28T17:36:51+00:00 Bruna Caleffi dos Santos b@c.com <p>É notável a vulnerabilidade que acompanha a adolescência e o quão delicado pode ser adentrar nessa fase, o aprofundamento desse tema ajuda na redução de estigmas em relação a distimia, pois se trata de um tipo de depressão crônica e contínua, com sintomas menos intensos do que as depressões maiores, trazendo a compreensão para a sociedade no geral e a aceitação da saúde mental como uma integração do bem estar global. O objetivo geral deste trabalho visa analisar a eficiência das técnicas da terapia cognitivo-comportamental no enfrentamento dos sintomas do transtorno depressivo persistente na adolescência. O método utilizado foi de caráter qualitativo, com objetivo descritivo, tendo a finalidade de uma pesquisa fundamental de natureza explicativa e narrativa sistemática. A conclusão desse estudo foi efetividade da abordagem no tratamento da depressão como científica e particular para cada indivíduo, com o foco no presente e com a modificação em pensamentos e crenças disfuncionais, trazendo uma melhora significativa no humor melancólico, sendo assim, estruturando novos propósitos e fazendo com que o jovem retorne aos poucos suas atividades cotidianas amparado pela prevenção de recaídas.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/435 ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO COMO CO-TERAPEUTAS 2025-05-28T17:41:21+00:00 Suéli Guz s@g.com <p>Em conformidade com o ministério da saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental não é algo isolado, também influenciada pelo âmbito ao redor, aspectos sociais e econômicos. Caracterizando-se como biopsicossocial. Os animais fazem parte do desenvolvimento da sociedade a séculos, estando sempre presente na vida dos indivíduos e isso, fez com que os animais se tornassem cada vez mais importantes para os humanos, ocupando um lugar de destaque em sua vida. Atualmente, são vistos os benefícios que os animais trazem ao ser humano e como eles agem sendo suporte emocional das famílias e indivíduos. Contudo, há um pequeno rol de pesquisas referente ao tema sobre a importância do animal de estimação como co-terapeuta e suporte emocional por se tratar de um tema novo e crescente na atualidade. O trabalho é composto por uma revisão bibliográfica onde são demandados os temas mais pertinentes, como a Terapia assistida por animais (TAA), animais de estimação e família, animais de estimação na promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Com esse trabalho espera-se entender como a interação humana e animal é benéfica à saúde mental e ao bem-estar físico e psicológico, trazendo uma perspectiva de melhor qualidade de vida para ambos os seres.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/436 O ISOLAMENTO SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DE CRIANÇAS NASCIDAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 2025-05-28T17:44:47+00:00 Ana Clara Nunes Moreira a@c.com <p>A pandemia de COVID-19, impôs sérias restrições sociais que afetaram profundamente o desenvolvimento de crianças, especialmente aquelas que nasceram durante esse período. O distanciamento social e o confinamento limitaram as interações sociais, que são essenciais para o desenvolvimento socioemocional das crianças. A literatura aponta que esses impactos resultaram em dificuldades como irritabilidade, apatia, ansiedade e atrasos no desenvolvimento cognitivo e social. Teorias de desenvolvimento infantil enfatizam a importância das interações sociais e as influências ambientais como pontos fundamentais para entender esses efeitos. Assim, surge como problema de pesquisa: qual o impacto no desenvolvimento socioemocional das crianças nascidas no período da pandemia (COVID -19) que não tiveram contato social? O que se tem falado sobre o desenvolvimento infantil das crianças que nasceram na época da pandemia devido ao distanciamento social? Esse estudo teve o objetivo de analisar as consequências que o isolamento social trouxe para as crianças<br>que nasceram em meio a pandemia, principalmente em relação ao desenvolvimento socioemocional, demonstrando de que forma as condições do ambiente externo e as relações sociais impactaram o desenvolvimento emocional e comportamental das crianças durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de revisão da literatura com abordagem qualitativa, acerca do desenvolvimento das crianças que nasceram na época da pandemia. Assim, o reconhecimento da importância do convívio social e das interações em ambientes enriquecedores é vital para garantir um desenvolvimento saudável e equilibrado para as gerações afetadas pela pandemia, sendo crucial explorar esses temas e suas consequências a longo prazo.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/437 DIFICULDADES DE ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM SUAS INTERAÇÕES SOCIAIS 2025-05-28T17:48:25+00:00 Neiva da Cruz Antunes Camargo n@c.com <p>O intuito do presente estudo foi defrontar-se com as dificuldades encontradas pelos adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em suas interações sociais e possíveis intervenções; medicamentosa, terapias, treinamento de habilidades sociais e jogos de tabuleiro. Para atingir o objetivo do estudo houve a necessidade de aprofundar-se nos temas adolescência, visto que a adolescência é uma das etapas da vida de grandes mudanças psicológicas e físicas do indivíduo, assim como realizou-se estudos sobre habilidades sociais, uma vez que as interações sociais ficam comprometidas no TDAH e por fim investigou-se possíveis intervenções que os profissionais; médicos, psicólogos, professores podem lançar mão para promover habilidades sociais de acordo com os parâmetros de normalidade aceitáveis para jovens com o transtorno. Enfim a compreensão sobre o TDAH é relevante a todos que acompanham e convivem com o adolescente com transtorno e ao profissional de psicologia, posto que é uma condição frequentemente observada em consultórios.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/438 OS PERIGOS DO TEMPO DE TELA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS ENTRE 0 E 10 ANOS A PARTIR DA PERSPECTIVA SÓCIO CONSTRUTIVISTA DE LEV VYGOTSKY 2025-05-28T17:52:15+00:00 Thauane Aparecida Caldas Krysiaki t@a.com <p>A rápida expansão das tecnologias digitais e o fácil acesso a dispositivos eletrônicos têm provocado mudanças profundas nos hábitos das crianças. Esse fenômeno, que se intensificou durante a pandemia de COVID-19, tem gerado preocupações em diversas áreas, principalmente no campo da psicologia da educação e do desenvolvimento infantil. O presente trabalho busca compreender os impactos negativos causados pelo aumento do uso de telas no desenvolvimento de crianças entre 0 a 10 anos, levando em consideração a perspectiva sócio construtivista de Lev Vygotsky. A metodologia empregada consiste em uma revisão bibliográfica focada nos estudos sobre o uso de tecnologias digitais na infância, com ênfase nas condições de distração, dificuldades de aprendizagem e atenção.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/439 A CULTURA DO SILÊNCIO NAS SUBNOTIFICAÇÃO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL 2025-05-28T17:55:31+00:00 Ana Paula de Camargo a@p.com <p>Este trabalho aborda o tema do abuso e exploração sexual contra crianças, destacando suas características e implicações psicológicas e sociais, a partir de uma revisão bibliográfica. A coleta de dados foi realizada com base em estudos epidemiológicos que analisam os casos de violência sexual ocorridos no Brasil, com foco em crianças na faixa etária de 5 a 9 anos. De acordo com a literatura, a maioria dos casos ocorre em ambientes intrafamiliares, e a subnotificação pode estar associada a fatores sociais e culturais, como o estigma e a falta de confiança nas instituições de segurança. Os autores revisados destacam que o abuso sexual é uma forma de abuso de poder, no qual o agressor, frequentemente uma figura próxima à vítima, utiliza-se de sedução, ameaças e violência para obter alguma vantagem sexual. Além disso, vários estudos sugerem que os agressores, em muitos casos, também foram vítimas de violência sexual na infância, o que contribui para a perpetuação de um ciclo de violênciA. As consequências psicológicas para as vítimas podem variar de distúrbios emocionais e comportamentais a neuroses e fobias. Por fim, a análise filosófica baseada em Nietzsche oferece uma crítica à moralidade tradicional ao explorar questões de poder e dominação presentes na dinâmica do abuso. Esta análise teórica ajuda a compreender uma possível causa para a subnotificação desses casos.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia https://repositorio.camporeal.edu.br/index.php/psico/article/view/440 OS DESAFIOS DA REGULAMENTAÇÃO DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO 2025-05-28T17:58:59+00:00 Ana Carolina dos Santos a@c.com <p>Esse trabalho tem como objetivo evidenciar a veracidade da prática da terapêutica com animais, enfatizando a atual situação a respeito da legislação da Terapia Assistida por Animais no contexto brasileiro, visto que esse recurso tem se mostrado cada vez mais utilizado e vem ganhando maior visibilidade. A pesquisa possui caráter exploratório e bibliográfico, abordando a natureza qualitativa e o método dedutivo, embasando-se em artigos provenientes das bases de dados: PubMed, SciELO e Google Acadêmico. A conclusão da pesquisa salienta a relevância de uma regulamentação padronizada e consistente, em relação ao uso de animais como método de intervenção terapêutica, além de maior apoio das políticas públicas em prol de um acesso mais vasto e de qualidade.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 TCC's Psicologia