ANÁLISE QUALITATIVA DOS CARDÁPIOS OFERTADOS EM DUAS ESCOLAS DE REFORÇO DE MAPUTO EM MOÇAMBIQUE

  • Bianka Cristina Veiga Neumann
Palavras-chave: Nutrição, Moçambique, Cardápios Escolares, Segurança Alimentar

Resumo

A África é conhecida mundialmente por ser um dos países que mais possuiíndices elevados de fome e baixas condições de aquisição de alimentos, vistoque é um país onde predominam atividades como agricultura, produção epecuária, a população consome alimentos do próprio plantio. Essa realidade sefaz presente também em programas governamentais, como é o caso das escolasde ensino regular na cidade de Maputo em Moçambique, onde as crianças nãorecebem merenda escolar. Diante deste cenário, organizações religiosasbuscam realizar melhorias significativas na educação por meio de escolas dereforço, sendo elas o Centro de Ensino Semeadores e a Escolinha CristãSemeadores de Boas Novas, que também promovem a alimentação dascrianças. Porém, a direção das escolas ainda enfrentam dificuldades ao adquirire preparar as refeições. Dessa forma o presente trabalho, por meio de análisedemonstrou que o aporte calórico encontra-se abaixo do recomendado e pormeio do método AQPC, pode-se visualizar a carência na oferta de nutrientesnecessários as crianças. No entanto fica evidente a necessidade de políticas eprogramas que assegurem as crianças o direito a alimentação.
Publicado
2022-11-10
Edição
Seção
Artigos