PANORAMA DA COMPRA DE JUNK FOOD SOB A ÓTICA DO CONSUMO EM PERÍODO DE PANDEMIA

UM ESTUDO DE CASO NO DISTRITO DE ENTRE RIOS EM GUARAPUAVA-PR

Autores

  • Cleverson Daga
  • Fábio Camargo
  • Queila Barazetti de Jesus
  • Rafael Henrique Mainardes Ferreira
  • Adriana Cristina Loli

Palavras-chave:

Consumo, Junk Food, Pandemia, Vendas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central verificar se houve aumento de vendas de alimentos denominados como junk food em empresas do distrito de Entre Rios - PR que ofereceram o serviço de delivery no período pandêmico. Como aspectos metodológicos, contempla-se a abordagem quantitativa com resultados levantados diante de uma pesquisa realizada com uma amostra aproximada de 2% da população da região. Utilizando-se de questionários semiestruturados aplicados aos consumidores da região, foi possível obter maior panorama sobre consumo e instituição de estratégias aplicadas em um período de recessão. Como resultados, foi possível averiguar que houve aumento nas vendas de junk food - sendo a maioria destas, entregues via
serviço delivery. Além disso, observou-se que os consumidores ganharam peso como também diminuíram a frequência com que faziam exercícios. Dessa forma, verifica-se que a pandemia trouxe algumas dificuldades, no entanto, mesmo se mostrando um acontecimento totalmente desafiador para a economia mundial, o serviço delivery se mostrou uma grande tática de negócios para preservar/aumentar a lucratividade das empresas, seja em caráter global ou regional, como demonstrado no lócus de pesquisa.

Downloads

Publicado

2025-05-14

Edição

Seção

Artigos