SÍNDROME DE BURNOUT

UM ESTUDO A PARTIR DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • SILMARA BOBATO PONTAROLO

Palavras-chave:

Esgotamento Psicológico, Estudantes, Saúde Mental

Resumo

Objetivou-se por meio desta pesquisa identificar a síndrome de burnout (SB) e a sua relação com características sociodemográficas, de estudo e trabalho dentre os estudantes de ensino superior de uma instituição particular. Para verificar a presença de SB foi utilizado o Copenhagem Burnout Inventory (CBI). Participaram do estudo 101 acadêmicos com idade entre 18 e 47 anos. Constatou-se que na amostra analisada as médias quanto aos escores para as dimensões do CBI foram: Burnout Pessoal (53,9), Burnout Estudos (45,2), Burnout Colegas (32,4) e Burnout Professores (23,80). Houve associação significativa entre SD e a idade. Ou seja, os participantes mais jovens apresentaram maiores médias de SD quando comparado aos mais velhos. Também houve associação positiva entre as médias de SD e aqueles que apresentavam pensamentos em desistir curso. Não houve diferença significativa entre estudantes em dedicação exclusiva e aqueles que trabalham.

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Publicado

2025-05-23

Edição

Seção

Artigos