AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SOBRE O PLANEJAMENTO DE OBRA DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA RODOVIA BR-153/PR
TRECHO KM 450 AO KM 524 GENERAL CARNEIRO / UNIÃO DA VITÓRIA – PR
Palavras-chave:
Manutenção Rodoviária, Conservação Rodoviária, Planejamento de obrasResumo
A principal matriz de transportes utilizada no Brasil é a rodoviária, sendo que a boa condição de rolamento das rodovias brasileiras está diretamente ligada tanto à segurança dos usuários quanto ao desenvolvimento em níveis satisfatórios dos diversos setores da economia dependentes deste tipo de transporte. Apesar disto, o que se vê na maioria dos casos é o sucateamento destas rodovias, sendo facilmente encontrados buracos e outros defeitos no pavimento que não recebe as rotinas de manutenção e conservação adequadas devido à má gestão ou falta dos investimentos necessários para manter os padrões de qualidade desejados. Nesse contexto, neste trabalho foi avaliado o planejamento de um trecho concessionado da BR-153, localizado entre as cidades de União da Vitoria PR e General Carneiro PR, iniciando nos Km 450+500 até o Km 524+500, diagnosticando-se a situação inicial da obra e situações ocorridas durante parte de sua execução tem como objeto não só manter as boas condições de rolamento (manutenção do desempenho funcional do pavimento), mas também boas condições de segurança e limpeza, traduzidas nas ações de manutenção rotineira e conservação, com o objetivo de preservar as características técnicas
e físico-operacionais da rodovia. A Rodovia BR-153/PR no trecho e subtrecho acima referenciado tem grande importância no entroncamento rodoviário do sul do Brasil, com alto fluxo de veículos e fazendo a ligação com o oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, torna a conservação rodoviária com suas operações rotineiras, periódicas e de emergência importantes para preservar as características técnicas e físico-operacionais do sistema rodoviário.