COMPARATIVO ENTRE BRITA GRADUADA TRATADA COM CIMENTO - BGTC E MATERIAL FRESADO AGREGADO TRATADO COM CIMENTO - FATC NA ESTRUTURA DO PAVIMENTO DA RODOVIA BR-277
Palavras-chave:
Pavimentação, Reciclagem, CimentoResumo
A reciclagem de materiais de construção ganhou destaque na engenharia nos últimos anos, sendo evidenciada em materiais utilizados como pavimentos asfálticos e, em muitos casos, sendo exigida em contratos para a execução de obras rodoviárias. Nesse contexto, este estudo apresenta um comparativo entre o Fresado Agregado Tratado com Cimento (FATC) e o material que já vem sendo a utilizado na pavimentação a muitos anos, a Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC). Foram realizados ensaios de resistência a compressão simples e compactação dos materiais, visando verificar a eficiência dos mesmos dentro da estrutura do pavimento da rodovia BR-277. Para o FATC foi utilizada uma composição de 60% fresado e 36% materiais pétreos e 4% de cimento Portland sendo utilizados o cimento CP II e ARI V, e para o BGTC 96% de materiais pétreos e 4% de cimento Portland CP II. Os resultados remetem uma maior eficiência para a Brita Graduada Tratada com Cimento em comparação ao Fresado Agregado Tratado com Cimento, primeiramente em relação a compactação, pois
o BGTC superou a métrica estabelecida em norma que são os 100%, já o FATC não conseguiu atingir este índice em 28 dias e nem mesmo com nenhum dos dois cimentos utilizados neste estudo, e para o ensaio de resistência a compressão simples, ambos os materiais atingiram o mínimo exigido em norma nos 07 dias inicias de cura, porém, levandose em consideração a maior resistência o BGTC atingiu uma resistência maior que o FATC. . Por ser uma técnica nova no Brasil, ainda há poucos estudos voltados para a utilização deste material, havendo uma lacuna para ampliar os estudos voltados para este assunto, afim de
atingir melhores resultados.