COMPARATIVO DE QUALIDADE FUNCIONAL DE TRECHO DA RODOVIA BR-277 PELO DNIT E PELO MÉTODO PASER
Palavras-chave:
Rodovia BR-277, Patologias em pavimentos, Levantamento visual contínuoResumo
O estudo avalia o pavimento asfáltico de um trecho da BR-277, do quilômetro (km) 337 a 346. O transporte rodoviário desempenha um papel fundamental no Brasil, porém conforme a confederação nacional do transporte (CNT), apenas 12,4% das estradas do país são pavimentadas. A BR-277, a maior rodovia do Paraná, é crucial tanto para o escoamento de produtos quanto para o turismo. A pesquisa utiliza os métodos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) Levantamento Visual Contínuo (LVC) e Índice de Condição de Pavimentos Flexíveis (ICPF), para analisar a qualidade da via, além de compará-lo ao método PASER, análogo ao ICPF nos Estados Unidos da América (EUA). O objetivo é identificar patologias no pavimento e propor soluções de manutenção adequadas. Os resultados obtidos evidenciaram uma discrepância significativa entre os métodos, com o PASER indicando uma condição regular do pavimento, enquanto o ICPF classificou sua qualidade como péssima, o que sugere a necessidade de revisar a aplicação isolada do ICPF para avaliação das condições do pavimento.