ESTUDO COMPARATIVO DE DIFERENTES ESTÁGIOS DE PREPARAÇÕES EM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA EA888

Autores

  • Luiz Felipe Crissi Knuppel

Palavras-chave:

Reprogramação, Motor EA888, Preparação

Resumo

A preparação veicular é uma área da engenharia mecânia que se encontra em constante desenvolvimento, através do avanço tecnológico em relação aos motores foi possível a inovação em reprogramação de ECU, a qual permite modificações no mapa para diferentes estágios veicular, trazendo melhores resultados em relação a performance, dirigibilidade, delay, entre outras vantagens. Este estudo tem como objetivo comparar os diferentes estágios de reprogramação do motor de combustão interna EA888 através da análise das variáveis: potência, torque, pressão média de turbo, tempo mínimo de ignição e proporção mínima de oxigênio. Se caracteriza como uma pesquisa experimental quantitativa realizada no veiculo Jetta GLI ano 2019, que passou por análises com mapa original, mapa em stage 1 e stage 2, para melhor compressão dos resultados para utilizou-se o software TUNEZILLA. Os resultados obtidos, mostram que a reprogramação apresentou um mellhor desempenho em relação ao mapa original. Os mapas apresentaram resultados de potencia, torque,
pressão média de turbo, tempo mínimo de ignição e proporção mínima de oxigiênio de: mapa original 244 wHP, 42 Kgfm,1,97 Bar, -4,87º, 0,88 volts; stage 1: 271 wHP, 48 Kgfm, 2,09 Bar, -7,12º e 0,82 volts;stage 2: 283 wHP, 53 Kgfm, 2,13 Bar, -7,70º e 0,88 volts; respectivamente. Portanto, concluí-se que a reprogramação de injeção eletrônica, tanto em stage 1 quanto em stage 2, é promissora na engenharia mecânica pois através dela o veículo pode apresentar melhor desempenho, aproveitamento energético, entre outras caracteríscas que podem ser ajustadas de acordo com a necessidade do condutor.

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Publicado

2025-05-20

Edição

Seção

Artigos