ANÁLISE QUALITATIVA DOS CARDÁPIOS OFERTADOS EM DUAS ESCOLAS DE REFORÇO DE MAPUTO EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Bianka Cristina Veiga Neumann

Palavras-chave:

Nutrição, Moçambique, Cardápios Escolares

Resumo

A África é conhecida mundialmente por ser um dos países que mais possui índices elevados de fome e baixas condições de aquisição de alimentos, visto
que é um país onde predominam atividades como agricultura, produção e pecuária, a população consome alimentos do próprio plantio. Essa realidade se
faz presente também em programas governamentais, como é o caso das escolas de ensino regular na cidade de Maputo em Moçambique, onde as crianças não recebem merenda escolar. Diante deste cenário, organizações religiosas buscam realizar melhorias significativas na educação por meio de escolas de
reforço, sendo elas o Centro de Ensino Semeadores e a Escolinha Cristã Semeadores de Boas Novas, que também promovem a alimentação das
crianças. Porém, a direção das escolas ainda enfrentam dificuldades ao adquirir e preparar as refeições. Dessa forma o presente trabalho, por meio de análise
demonstrou que o aporte calórico encontra-se abaixo do recomendado e por meio do método AQPC, pode-se visualizar a carência na oferta de nutrientes
necessários as crianças. No entanto fica evidente a necessidade de políticas e programas que assegurem as crianças o direito a alimentação.

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Publicado

2025-05-21

Edição

Seção

Artigos