ALGUMAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELA CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO DE TDAH NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Lucas Emanuel Rodrigues

Palavras-chave:

TDAH, Escola, Dificuldades

Resumo

O presente estudo pretende contribuir para reflexões sobre o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade no ambiente escolar. Deste modo, sendo motivo de ampla discussão entre profissionais da educação, sendo um grande desafio para os professores em sala de aula. O TDAH tem como características básicas a desatenção, a agitação e a impulsividade. Hoje, esse distúrbio é um grande desafio para os docentes. A presente pesquisa buscou apresentar as principais dificuldades encontradas pelo aluno, discorrendo sobre a atuação da escola e família. Por meio de uma linha de pesquisa abrangente, utilizou-se da revisão bibliográfica e de métodos de caráter qualitativo para realizar a análise proposta. Alcançou-se um conhecimento gradativo sobre a importância da qualificação de professores e formas de inclusão dentro da sala de aula, onde muitas das vezes o aluno recebe termos pejorativos, tendo consequências na autoestima A família, é o primeiro grupo social que a criança está inserida. Dessa forma, é de extrema importância para o desenvolvimento da mesma, tendo o papel de destacar os acertos e dando punições positivas, sempre em diálogo com a escola. Os desafios lançados pelo educando com TDAH devem ser refletidos e combatidos para que haja um ensino sistemático, qualificado e inclusivo. A conscientização do distúrbio é fundamental para combater os estigmas associados ao transtorno, para que todos possam alcançar o sucesso acadêmico e enfrentar desafios futuros. Portanto, consideramos, para que haja inclusão, devemos, enquanto sociedade, profissionais da saúde e educação, levar em conta todos os aspectos de aprendizagem dos alunos, trazendo para eles, métodos e metodologias que lhe tragam autonomia.

Downloads

Publicado

2025-05-21

Edição

Seção

Artigos