BRINCAR
REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA PARA CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Brincar, Lúdico, DesenvolvimentoResumo
Este estudo tem por finalidade mostrar sobre a importância e relevância do brincar no desenvolvimento integral das crianças, com foco na educação infantil, através da perspectiva da psicologia, explorando como o ato de brincar influência nos aspectos cognitivos emocionais e sociais, promovendo uma compressão mais profunda de sua importância na sociedade. O objetivo principal foi buscar literatura cientifica disponível e qual a importância do brincar e da prática lúdica na educação infantil e no desenvolvimento da criança e refletir sobre a interação entre o brincar, a psicologia e a educação infantil e como o brincar influencia no desenvolvimento do indivíduo. O método utilizado para a realização da pesquisa envolveu uma revisão sistemática de literatura, onde foram buscados nas plataformas Scielo e Google Acadêmico e Gloogle Scholar, utilizando as seguintes palavras chaves como descritores de pesquisa: ‘lúdico’; ‘psicologia’; e ‘brincar’. O resultado encontrado com a leitura dos artigos selecionados para o estudo foi o de que o brincar está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da criança, uma vez que, por meio do brincar a criança tem oportunidade de externizar o que está sentindo ou vivendo, concluindo-se assim que por meio da brincadeira, a criança consegue organizar os seus sentimentos e emoções e desenvolver personalidades e comportamentos.