UMA ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E QUESTÕES SOCIAIS
Palavras-chave:
TDAH, Psicodiagnóstico, InfânciaResumo
Este trabalho é um estudo teórico que tem como objetivo focar no diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), falar sobre as suas características,
explicando os métodos utilizados na avaliação, citando a sua importância neste processo. Abordar também o impacto deste diagnóstico na vida deste indivíduo, de seus familiares e amigos, sua rede de apoio, ressaltar a necessidade de um tratamento adequado e individualizado que deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar mas falar também sobre o papel do neuropsicólogo nas avaliações, tendo em vista que ele é o único que pode realizar as aplicações. Ao final deste artigo pode-se perceber a importância do diagnóstico precoce, ao acolhimento deste indivíduo, ter o apoio de sua rede seja ela família ou amigos,a não estigmatização do diagnóstico e o quão necessário é o tratamento individualizado.