O IMPACTO DA RELAÇÃO CRIANÇA-NATUREZA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Natureza, EscolaResumo
O enlaçamento entre natureza e ser humano remonta ao início dos tempos, uma vez que essa relação possui ligação direta com a nossa sobrevivência. Contudo, devido a inúmeros processos civilizatórios, com foco na Revolução Industrial (séc. XVIII), que consolidou o Capitalismo como sistema econômico vigente, essa relação tornou-se cada vez mais mercadológica, acabando por afastar-nos de uma visão integrada com o meio natural. A presente pesquisa teve por objetivo investigar a relação existente entre ser humano e natureza, e como esta pode influenciar o desenvolvimento infantil, com foco no processamento sensorial na educação infantil, a partir da teoria de Lev S. Vygotsky. Foi realizada revisão integrativa da literatura disponível no Portal de Periódicos da CAPES, entre os anos de 2013 e 2023, sendo dividida a análise por tópicos, selecionando artigos por palavras-chave específicas. Conclui-se com a pesquisa, a relevância da inserção da criança por meio do lúdico em ambientes naturais, os quais oferecem diversos estímulos sensoriais que possibilitam, por exemplo, o desenvolvimento da oralidade, da imaginação, da atenção, do pensamento, da corporeidade e da percepção, promovendo uma interação e sensação de pertencimento com o ambiente, e o papel da escola nesse processo. Destaca-se a necessidade de seguimento e aprofundamento nos estudos acerca da conexão dos sujeitos com a natureza, com estruturação de novas possibilidades de pensamento e de atuação.