A TÉCNICA SON-RISE NA MELHORIA DAS DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO SOCIAL E COMPORTAMENTOS RESTRITOS E REPETITIVOS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

  • William da Cruz Nascimento

Palavras-chave:

Son-Rise, Autismo, Interação Social

Resumo

O artigo tem como tema a técnica Son Rise na melhoria das dificuldades de comunicação, interação social e comportamentos restritos e repetitivos em crianças com transtorno do espectro do autismo. O objetivo geral consiste em apresentar o impacto da técnica son-rise na melhoria das dificuldades de comunicação, interação social e comportamentos restritos e repetitivos em crianças com transtorno do espectro do autismo. Os objetivos específicos são:
Manifestar a eficácia da técnica Son Rise na melhora das dificuldades das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco na promoção da interação social, desenvolvimento de habilidades de comunicação e melhoria da qualidade de vida tanto da criança quanto da família. Analisar, através da pesquisa bibliográfica, a percepção e experiência de famílias que utilizaram a técnica Son Rise no manejo do TEA, buscando compreender os benefícios percebidos, as dificuldades enfrentadas e os aspectos relevantes para a implementação efetiva da técnica, através dos estudos de caso. Dialogar sobre
estratégias e diretrizes para a aplicação adequada da técnica Son Rise no contexto familiar, considerando os desafios específicos relacionados ao TEA e buscando fornecer orientações práticas para profissionais da área da saúde, educadores e familiares de crianças com TEA. Em relação aos procedimentos metodológicos utilizados, convém salientar o uso da técnica bibliográfica, com abordagem qualitativa. O transtorno autista, classificado como transtorno
do espectro autista (TEA) no DSM-5TR, é uma condição de desenvolvimento neurológico que afeta as habilidades sociais, comunicativas e comportamentais desde a infância.

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Publicado

2025-05-21

Edição

Seção

Artigos