O AUDIOVISUAL E SUAS RELAÇÕES COM O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO EU NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Samuel Antonio Oliveira de Lima

Palavras-chave:

Audiovisual, Psicanálise, Identificação

Resumo

O presente artigo visa explorar os paralelos entre o conteúdo audiovisual, seu consumo e relação com a formação de uma subjetividade contemporânea, fazendo o uso de conceitos sobre o mecanismo de identificação freudiano para descrever a conectividade entre estes conteúdos e seus espectadores. Visa-se discutir sobre a popularidade dos protagonistas atuais do audiovisual e sua relação com os processos de identificação do indivíduo moderno, elaborando uma reflexão sobre oque estes conteúdos significam atualmente. Isto, realiza-se bibliograficamente via diferentes artigos científicos sobre a temática, conceitos e conteúdos relacionados a psicologia das massas, a fim de promover um maior entendimento acerca do tema, além de pesquisas embasadas no âmbito da psicologia psicanalítica. Compreende-se a relação entre a mídia e o indivíduo, valorizando seus aspectos atuais, os enraizando nos primórdios da mitologia e na contação de histórias, sendo hoje o audiovisual um importante veículo para esta transferência. Assim, é realizada a significação do audiovisual contemporâneo para com seu público consumidor. Conclui-se discutindo os paralelos entre mitos mais arcaicos e o audiovisual contemporâneo, o valor cultural atrelado ao consumo da mídia, e a relevância da representação dos caracteres sociais atuais em seus mitos, conduzindo a compreensão da importância desta modalidade midiática para a configuração social de indivíduos e seus grupos ao discorrer sobre a relacionalidade de seus conteúdos.

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Publicado

2025-07-23

Edição

Seção

Artigos