VALIDAÇÃO DE MODELO PARA ANÁLISE DE CRITÉRIOS DE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E BRANDING: ESTUDO DE CASO

  • Josiane Denega
  • Ana Caroline dos Santos Bini
  • Suély Schmiloski
  • Pedro Paulo Papi
  • Rafael Henrique Mainardes Ferreira
Palavras-chave: Posicionamento estratégico, Branding, Planejamento estratégico

Resumo

Objetivo: Este trabalho tem como objetivo estruturar e validar análises sobrePosicionamento estratégico e branding, bem como mensurar se é válida a aplicação dasduas análises em uma empresa de serviços na cidade de Guarapuava-PR. Método: Para talpesquisa o método de análise foi quantitativo, buscando teorias para conceituar os temas doestudo. Após confrontar as conceituações com a realidade da organização, os modelosforam aplicados na empresa para averiguar como era o cenário atual e se as duasestruturas seriam eficazes e os resultados após aplicações eram positivos. Resultados:Com a finalização dos modelos os mesmos foram aplicados e consolidados na empresa,para tal estudo foi utilizada a pesquisa de satisfação de clientes para mensurar qual era areputação da empresa com relação ao posicionamento estratégico e para os estudos debranding um embasamento chave foram as sugestões de identidade organizacional para aempresa. Verificou-se que a empresa em estudo apresenta um bom posicionamento e ébem avaliada pelo seu público alvo. Conclusão:Pode-se perceber que ambos os métodospodem ser aplicados isoladamente, entretanto um complementa o outro e se acopladospodem potencializar os resultados, pois, para gerir melhor a marca, uma empresa temnecessidade de ter um posicionamento consolidado.
Publicado
2019-03-11
Seção
Artigos