SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL EM MANUSEIO DE AGROTÓXICO

IMPORTÂNCIA DO USO DE EPI

Autores

  • JULIANE CRISTINA SANTOS

Palavras-chave:

Trabalhador Rural, Agrotóxico, Intoxicação

Resumo

Objetivo: Este trabalho tem como principal objetivo evidenciar a importância da utilização correta dos EPI (equipamento de proteção individual), o manuseio
correto do agrotóxico e enfatizando o cuidado que a enfermagem deve ter em reconhecer os sintomas de intoxicação para melhor diagnóstico do paciente.
Metodologia: Sendo uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo em utilização de 6 artigos científicos revisados de modo íntegro para desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Resultados: Evidenciou a falta de uso do EPI por fatores relatados em  estudo como a baixa escolaridade em grande porcentagem dos trabalhadores e a falta de treinamentos, como por sua vez, a carência de preparo para o manuseio do agrotóxico em todo seu processo de uso. A enfermagem possui responsabilidade diante ao atendimento do trabalhador com os sintomas de intoxicação, por realizar uma anamnese completa e a notificação em sistema para contabilização de dados. Considerações finais: Ao final da análise dos artigos é verificado a necessidade de treinamento por parte do empregador realizar com os trabalhadores rurais, tendo ciência do método de utilização do agrotóxico disponível para trabalho, por sua vez, repassar a importância do uso de EPI para evitar contato direto com o químico, assim evitando problemas futuros para saúde.

Downloads

Publicado

2025-05-26

Edição

Seção

Artigos