O TRANSTORNO DEPRESSIVO PERSISTENTE (DISTIMIA) EM ADOLESCENTES SOB O VIÉS DA TEORIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC)
Palavras-chave:
Distimia, Teoria Cognitivo-Comportamental, AdolescênciaResumo
É notável a vulnerabilidade que acompanha a adolescência e o quão delicado pode ser adentrar nessa fase, o aprofundamento desse tema ajuda na redução de estigmas em relação a distimia, pois se trata de um tipo de depressão crônica e contínua, com sintomas menos intensos do que as depressões maiores, trazendo a compreensão para a sociedade no geral e a aceitação da saúde mental como uma integração do bem estar global. O objetivo geral deste trabalho visa analisar a eficiência das técnicas da terapia cognitivo-comportamental no enfrentamento dos sintomas do transtorno depressivo persistente na adolescência. O método utilizado foi de caráter qualitativo, com objetivo descritivo, tendo a finalidade de uma pesquisa fundamental de natureza explicativa e narrativa sistemática. A conclusão desse estudo foi efetividade da abordagem no tratamento da depressão como científica e particular para cada indivíduo, com o foco no presente e com a modificação em pensamentos e crenças disfuncionais, trazendo uma melhora significativa no humor melancólico, sendo assim, estruturando novos propósitos e fazendo com que o jovem retorne aos poucos suas atividades cotidianas amparado pela prevenção de recaídas.