O ISOLAMENTO SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DE CRIANÇAS NASCIDAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Palavras-chave:
Infância, Pandemia, DistanciamentoResumo
A pandemia de COVID-19, impôs sérias restrições sociais que afetaram profundamente o desenvolvimento de crianças, especialmente aquelas que nasceram durante esse período. O distanciamento social e o confinamento limitaram as interações sociais, que são essenciais para o desenvolvimento socioemocional das crianças. A literatura aponta que esses impactos resultaram em dificuldades como irritabilidade, apatia, ansiedade e atrasos no desenvolvimento cognitivo e social. Teorias de desenvolvimento infantil enfatizam a importância das interações sociais e as influências ambientais como pontos fundamentais para entender esses efeitos. Assim, surge como problema de pesquisa: qual o impacto no desenvolvimento socioemocional das crianças nascidas no período da pandemia (COVID -19) que não tiveram contato social? O que se tem falado sobre o desenvolvimento infantil das crianças que nasceram na época da pandemia devido ao distanciamento social? Esse estudo teve o objetivo de analisar as consequências que o isolamento social trouxe para as crianças
que nasceram em meio a pandemia, principalmente em relação ao desenvolvimento socioemocional, demonstrando de que forma as condições do ambiente externo e as relações sociais impactaram o desenvolvimento emocional e comportamental das crianças durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de revisão da literatura com abordagem qualitativa, acerca do desenvolvimento das crianças que nasceram na época da pandemia. Assim, o reconhecimento da importância do convívio social e das interações em ambientes enriquecedores é vital para garantir um desenvolvimento saudável e equilibrado para as gerações afetadas pela pandemia, sendo crucial explorar esses temas e suas consequências a longo prazo.