“O DIREITO VESTE PRADA?”

observações acerca da imagem pessoal do advogado sob a ótica do poder simbólico e de estabelecidos e outsiders

  • CAROLINE DO NASCIMENTO
Palavras-chave: Poder simbólico, indumentária, estabelecidos e outsiders, moda, advogado

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar se há relação entre a forma que o advogado se veste e a sua imagem pessoal de forma geral, com a maneira que é visto por seus clientes e pela sociedade como um todo. A metodologia utilizada pela autora foi a pesquisa de campo, em sua forma exploratória-descritiva. O método de abordagem foi o hipotético-dedutivo. Os métodos de procedimento foram o histórico e o comparativo. As observações adotadas pela autora foram a sistemática em sua forma observatório-participativo-natural e a observação assistemática. Os resultados obtidos foram de que em relação à detenção de poder e capital simbólicos, esta está concentrada nas mãos dos advogados que se importam com a imagem pessoal e apresentam-se com elementos que representam poder: roupas de grife, carros importados etc. As considerações finais da autora foram de que existe uma hierarquia reconhecida pelos próprios advogados, do advogado que detém maior poder simbólico em detrimento do menos influente e que isto impacta não só na forma como as pessoas os enxergam, mas inclusive na captação de clientes de maior poder aquisitivo
Publicado
2024-06-25
Edição
Seção
Artigos