OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA E O MERCADO DE TELEFONES CELULARES: PANORAMA DE CONSUMO E CONSCIENTIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR

  • Felipe Goularte Peiter
  • Rafael Henrique Mainardes Ferreira
Palavras-chave: Obsolescência Programada, Mercado de Consumo, Conscientização, Telefones Celulares

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central a análise dos conceitos de obsolescênciaprogramada e o consumo de aparelhos celulares, visando estabelecer um grau deconhecimento e conscientização aos consumidores. O conhecimento dessa temática tornase fundamental pelo caráter de controle ao consumo e melhores práticas à utilização deresíduos eletrônicos e seu devido descarte em longo prazo. Com base em conceitosbibliográficos e levantamento de dados foi realizado entrevistas com consumidores dasprincipais lojas para a compra de celulares na cidade de Guarapuava-PR, a fim de analisar operfil e os motivos pelos quais esses consumidores buscam adquirir um novo aparelho. Paraa manipulação desses dados foi utilizado a plataforma online Google Forms® e a ferramentaMentimeter®. Desse modo, o trabalho proporcionou um grande conhecimento na área daobsolescência programada e no mercado de consumo consumista e tecnológico, visandofuturo mais responsável.
Publicado
2021-05-12
Edição
Seção
Artigos