MOROSIDADE E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS
UMA ANÁLISE DOS INDEFERIMENTOS NA COMARCA DE GUARAPUAVA/PR EM 2022
Palavras-chave:
BPC, Automatização, IndeferimentoResumo
O presente artigo, tem como objetivo investigar a possível (co) relação entre a automatização no processo administrativo e o aumento da judicialização dos
Benefícios de Prestação Continuada (BPC) que tramitaram na 2° Vara Federal de Guarapuava/PR no ano de 2022 por meio dos indeferimentos administrativos e as sentenças proferidas no referido ano. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A escolha desse tema se justifica na busca de melhoria do sistema previdenciário e a valorização dos direitos dos beneficiários. Foi possível verificar que o sistema automatizado, se aplicado de forma correta, auxilia na resolução das demandas previdenciárias. Sendo necessário, o aprimoramento da tecnológico, para que os casos indeferidos sejam analisados na esfera administrativa, antes de seguir para a judiciária, como tem acontecido no recorte estudado.